sábado, 12 de fevereiro de 2011

Iturbe no Porto para conhecer o clube

turbe, o craque que está a brilhar no Torneio Sul-Americano de Sub-20 e que o FC Porto contratou, antecipando-se aos "tubarões" europeus, deve viajar para Portugal nos próximos dias a fim de conhecer o clube e definir o seu futuro imediato. "Tenho de ir ao Porto por três dias para conhecer o clube e depois regresso", revelou em declarações à rádio FMQ. Como só completa 18 anos em Junho, o novo "Messi" ainda não pode jogar pelo FC Porto pelo que de verá ser emprestado até ao início da próxima época. Para que isso aconteça, contudo, é preciso que a FIFA autorize porque o Cerro Porteño apresentou uma queixa reclamando direitos de formação sobre o jovem. E ganhou. Por isso, nos últimos meses, Iturbe treinou no Quilmes, da Argentina, mas sem jogar. "Existem várias ofertas. Se Deus quiser vamos escolher a melhor para que possa ficar na Argentina. O Quilmes abriu-me as portas e tem prioridade", admitiu.

Enquanto isto, na Argentina multiplica-se a especulação quanto ao interesse do Manchester United. Há mesmo jornais que defendem que o futuro do Pulguita ainda não está definido porque, aparentemente, o contrato com o FC Porto não está fechado. Porém, O JOGO sabe que o acordo é válido para cinco anos e foi assinado há cerca de duas semanas quando os pais do jogador estiveram na Invicta.

Numa outra entrevista, desta feita à "TyC Sports", Iturbe falou da infância complicada que viveu. "Os meus pais matavam-se a trabalhar para sustentar a família. Quando estava no Paraguai quase que não os via. A minha mãe tinha uma farmácia e o meu estava na construção civil enquanto eu estudava e jogava à bola. Só estava com eles à noite", referiu.
Iturbe falou ainda sobre o conflito com o Cerro Porteño que o tem impedido de jogar no Quilmes. "Pressionaram-me para assinar pelo Cerro Porteño e custou-me muito o que se passou porque é o clube do meu coração. Por culpa de alguns dirigentes, que não entendem nada de futebol, passou-se tudo isto", explicou.
A terminar, Iturbe contou que "adorava ver Ronaldinho Gaúcho jogar", mas salientou que o seu ídolo é Messi. "Senti pele de galinha quando o conheci no estágio na África do Sul. Não só pela qualidade como jogador, mas também pelo ser humano que é".

É o craque da Argentina e o sonho do Paraguai

Iturbe nasceu na Argentina, em Buenos Aires, mas tem descendência paraguaia, de onde são naturais ambos os pais. Por isso, Gerardo Martino, seleccionador A do Paraguai, tem piscado o olho ao jovem craque - ainda que com pouca convicção - procurando convencê-lo a mudar de camisola. O que pode acontecer enquanto não somar qualquer internacionalização pelos sub-21. "Sempre tivemos essa intenção, mas não se pode fazer muito porque é o miúdo que tem de decidir. Eu até posso convocá-lo já em Março, mas para quê expo-lo a isso se ele já tem bem definido o que pretende?", desabafou. De facto, Iturbe não parece pensar em jogar pelo Paraguai. "Tenho que seguir a minha carreira e no Paraguai até me querem matar. Mas também há quem perceba de futebol e entende a minha situação", brincou em declarações à "TyC Sports".

Tudo por tudo para as Olímpiadas de Londres

Iturbe terá, esta noite, a responsabilidade de comandar a Argentina na última partida do Torneio Sul-Americano de Sub-20, frente à Colômbia. Em jogo está o apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres e apesar dos golos de Iturbe as contas não são fáceis. Esta prova, que se disputa no Peru, apura as duas selecções que representarão a América do Sul no torneio de futebol das olimpíadas e o Uruguaio já tratou de garantir uma das vagas quando venceu, precisamente, a Argentina. Para agarrar a outra, os argentinos têm de vencer os colombianos e torcer para que os brasileiros sejam derrotados pelos uruguaios no encontro que vai decidir o vencedor deste torneio. Em todo o caso, os resultados da Argentina são suficientes para assegurar a presença no Mundial de Sub-20, que se disputará na Colômbia, entre 29 de Julho e 20 de Agosto com 24 equipas, entre as quais Portugal.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: