sábado, 25 de junho de 2011

Ainda não há acordo entre o Chelsea e Falcao

O Chelsea não tem, até agora, qualquer acordo com Falcao. Ontem, especialmente em Inglaterra, circulou com intensidade a informação de um suposto princípio de acordo entre o colombiano e o clube londrino. O que não corresponde à realidade.

Mas, apesar de não existir esse acordo, não quer dizer que o Chelsea não esteja interessado no ponta-de-lança do FC Porto. O clube de Roman Abramovich está efectivamente a pensar no avançado colombiano para o reforço da equipa treinada por André Villas-Boas, só que antes de avançar para a contratação é necessário preencher algumas formalidades. Desde logo é preciso encontrar um clube que esteja disposto a contratar Fernando Torres, um dos elementos mais caros do plantel londrino, depois de uma transferência milionária a meio da última temporada. Com Fernando Torres em Stamford Bridge, não há possibilidade de Falcao rumar ao Chelsea. O espanhol custou uma fortuna (60 milhões de euros) e, mesmo que os blues não peçam a mesma quantia, querem realizar um encaixe financeiro razoável.

Esclarecida essa parte, agora vem a outra, a que interessa directamente ao FC Porto. Quando o Chelsea decidir avançar para a contratação de Falcao, e desde que este queira ir para Londres - no Porto teve aulas de inglês durante a última época -, não haverá negociações com Pinto da Costa. Tal como o presidente portista já afirmou, de resto. Sabendo da intransigência dos dragões, o Chelsea depositará imediatamente no NIB portista o valor da cláusula de rescisão, isto é, 30 milhões de euros. O FC Porto já propôs a renovação ao colombiano, subindo-lhe o ordenado e, obviamente, a cláusula de rescisão. Mas até agora não houve acordo. O que houve foi a troca de empresário: agora é Jorge Mendes.
Mesmo sem a existência de um acordo entre Falcao e o Chelsea, a Imprensa inglesa disse que o jogador poderia ganhar algo como 5,6 milhões de euros anuais, isto é, mais 600 mil euros do que André Villas-Boas.

30

O FC Porto tem de libertar Falcao se alguém pagar a cláusula de rescisão. São 30 milhões de euros. O clube pretende subir o montante se o jogador aceitar a renovação de contrato

2

O colombiano tem contrato com o FC Porto até Junho de 2013, ou seja, mais duas épocas. Há bastante tempo que decorrem negociações entre a SAD e o jogador para um novo contrato. Seria até 2015. Nunca foi assinado

17

Golos marcados pelo ponta-de-lança na Liga Europa. Bateu o recorde de Klinsmann (15) e tornou-se o jogador com mais golos marcados numa única edição de uma prova europeia. No play-off, com o Genk, marcou mais um

72

Golos marcados por Falcao no FC Porto: 34 na primeira época e 38 na segunda

El Tigre muito ofensivo e sempre a rematar

Falcao foi titular no empate a zero entre a Colômbia e a selecção de sub-22 do México, que serviu de preparação para a Copa América, e apesar do jejum de golos, a Imprensa colombiana apreciou a vontade do jogador portista em chegar à baliza. "Falcao destacou-se pela vocação ofensiva e pelos remates à baliza, sobressaindo também nas recuperações de bola nas zonas altas", escreveu o jornal "El Espectador". Faltou-lhe o golo. Falcao jogou 90 minutos e dividiu o ataque com Teófilo Gutiérrez, num esquema de 4x4x2. Hoje, em Medelin, a Colômbia enfrenta o Senegal, o último jogo de preparação antes do início da Copa América.

Inzaghi ofereceu-lhe uma camisola do Milan

O próprio Falcao deu a notícia. Através do Twitter, obviamente, informou que o italiano Filippo Inzaghi, ponta-de-lança do Milan, ofereceu-lhe uma camisola. E com dedicatória especial. "Para o mítico Falcao", escreveu Inzaghi. O portista exibiu a camisola com orgulho.

Afinal de contas, trata-se do reconhecimento de um dos mais carismáticos goleadores da actualidade. Com 37 anos, Filippo Inzaghi está no Milan desde 2001, depois de ter vestido as camisolas da Juventus, Atalanta e Parma. Marcou 155 golos no campeonato italiano e já participou em três mundiais.

El Tigre vive uma ansiedade pela positiva

Falcao, a quem o FC Porto pretende prolongar o contrato e, simultaneamente, é cobiçado pelo Chelsea de André Villas-Boas que o terá sondado com uma proposta milionária, passa por uma situação algo complicada, mas... positiva, não sendo de admitir, por isso, na opinião do psicólogo do desporto Jorge Silvério, uma quebra do seu rendimento desportivo. Estar longe do Porto, concentrado com a selecção da Colômbia que prepara a Copa América, também ajuda Falcao.

"Para o jogador, é uma situação relativamente complicada, mas pela positiva, porque por um lado tem o seu actual clube, com o qual obteve uma série de êxitos, a desejar a sua continuidade e a reconhecer, daí a vontade de melhorar as condições contratuais, o seu contributo. Do outro há um pretendente a fazer-lhe uma proposta milionária. Não será fácil, nesta fase, manter-se plenamente concentrado, mas o facto de estar longe do centro de pressão [cidade do Porto] acaba por ser positivo. No seu quotidiano, não tem as pessoas na rua, adeptos ou sócios do clube, a falar com ele, pedindo para continuar", começou por referir o especialista.

Segundo Jorge Silvério, o rendimento de um futebolista numa situação de incerteza depende da sua personalidade. "Uns encaram-na com normalidade e o próprio Falcao já teve um percurso de certo modo incerto, entre o 'sim' ao Benfica ou ao FC Porto. Isso confere-lhe alguma experiência, porque, quanto ao resto, depois do sucesso no FC Porto, uma eventual mudança para o Chelsea não será muito diferente, a não ser no impacto e na visibilidade que terá numa Liga como a de Inglaterra."

Este especialista já lidou, na sua sua vida profissional, com um caso idêntico ao que está a viver o melhor marcador da Liga Europa. "Conseguir manter, nesta situação de incerteza, um bom rendimento desportivo, depende da personalidade do jogador e do tempo que a mesma pode durar. O ideal, para não afectar o jogador, é que seja resolvida o mais rápido possível, com ele a optar por aquilo que acha ser melhor. Há uns que não se concentram e outros que encaram esse impasse da melhor forma, na certeza de quer tudo se resolverá."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: