terça-feira, 23 de agosto de 2011

Costinha: "Barcelona é grande mas não imbatível"


Costinha foi um dos cinco jogadores que repetiram presença (e derrota...) nas últimas Supertaças europeias disputadas pelo FC Porto, em 2003 contra o AC Milan e um ano depois com o Valência. Hoje director-desportivo do Servette, da Suíça, o Ministro acredita que "à terceira pode ser de vez" até porque esta equipa tem pelo menos uma grande vantagem por comparação com a que perdeu com o Valência. "O FC Porto vinha muito modificado em relação à equipa que tinha sido campeã da Europa, com muitas entradas e saídas de jogadores. Foi uma época atípica. Hoje o plantel é praticamente igual ao do ano passado. Só mudou o treinador", explicou a O JOGO, ainda que antes de saber da saída de Falcao. De qualquer forma, Costinha tem toda a razão. Na equipa que tem jogado, só Kléber é uma novidade. Em 2004 houve quatro.

Um ano antes, em 2003, a tarefa do FC Porto era, teoricamente, mais difícil. O AC Milan era campeão da Europa e estava recheado de estrelas, como Maldini, Nesta, Rui Costa, Pirlo, Seedorf, Cafu, Rivaldo ou Shevchenko. "Foi um jogo muito disputado. O FC Porto jogou muito bem, mas não conseguiu ganhar nem marcar", recorda. O exemplo é perfeito para ilustrar que no futebol é possível equilibrar batalhas aparentemente muito desiguais. E é por saber disso que Costinha acredita e volta a frisar "que para bem do futebol português, à terceira pode ser de vez." "O Barcelona é uma grande equipa, mas não é imbatível", frisa.

A mentalidade dos dragões será outro trunfo a jogar no Mónaco. E Costinha conhece-a bem. "O Barcelona é sempre complicado, mas eu joguei naquela casa quatro anos e sei bem a mentalidade que os jogadores do FC Porto vão ter quando iniciar o jogo. Sabem que é um encontro importante, que pode valer uma conquista e vão jogar como se tivessem pela frente um adversário qualquer. Não vão olhar para o nome do Barcelona, mas sim para mais um adversário ao qual tentarão ganhar", garante.

"Vítor Pereira vai agarrar a oportunidade"

Quando O JOGO falou com Costinha, a única alteração na estrutura do FC Porto era mesmo na equipa técnica. O ex-jogador desvalorizou, pois Vítor Pereira "pode ser para muitos um desconhecido", mas não para ele. "É competente, fez um bom trabalho por onde passou, é formado nas camadas jovens do FC Porto e sabe a mentalidade daquela casa", elogiou. Por isso, a certeza de que "André Villas-Boas não será uma baixa de vulto" e que Vítor Pereira se vai afirmar. "As oportunidades aparecem e é preciso agarrá-las. Ele está agora a ter a sua e penso que a vai agarrar", finalizou.

Razão aposta no FC Porto campeão

O Ministro passou recentemente pelo Sporting, defrontou o Benfica pelo Servette e assistiu ao Lyon-FC Porto ao vivo. Além do mais, acompanha a par e passo o futebol português e tem, portanto, uma opinião válida sobre o desfecho do campeonato. "Se for o coração a eleger um campeão, escolho o Sporting. Se for a razão, aposto no FC Porto. É o campeão em título e praticamente não mudou", justificou. "Mas penso que esta época será mais competitiva, pois os rivais reforçaram-se bastante", salvaguardou.

Barcelona derrota Nápoles no Joan Gamper

P.M.C.
Apesar de ter apresentado uma equipa com vários jogadores da equipa B (seis no total, num jogo com muitas substituições), o Barcelona derrotou facilmente (5-0) o Nápoles, um dos representantes italianos na Champions. Fàbregas - que se estreou a marcar -, Keita, Pedro e Messi (2) foram os autores dos golos que possibilitaram a conquista da Taça Joan Gamper. Já Guardiola apontou baterias para o Mónaco: "Tudo é secundário excepto a final de sexta-feira."Puyol é baixa, ao passo que Alexis Sánchez pode recuperar a tempo.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: