segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ausência de remates é demérito inédito

Nunca nesta época, nem na anterior, o FC Porto tinha passado 45' consecutivos sem fazer qualquer remate. O "feito" da primeira parte do jogo da Académica não deve orgulhar os dragões, mas também não pode ser levado em linha de conta para ilustrar o mal de que padece esta equipa, irreconhecível por comparação com o passado recente.
O FC Porto de Vítor Pereira é rematador quanto baste. Em 18 jogos, tem média de 17,3 remates por partida, mais do dobro dos oito feitos contra a Académica. E, geralmente, as tentativas de golo são bem repartidas entre os dois períodos do jogo. Mesmo nos jogos menos produtivos, os dragões fizeram quase sempre pelo menos cinco remates antes do intervalo. Foi assim contra o APOEL, em Chipre, e com o Nacional, no Dragão, naquelas que até agora haviam sido as piores primeiras partes dos azuis e brancos. O Barcelona, para a Supertaça Europeia, foi excepção: dois remates no primeiro tempo e três no segundo. Mas aí a exibição até foi sobejamente elogiada por todos.
A prova de que o FC Porto é uma equipa rematadora e de que o jogo de anteontem é um acto isolado é o ranking do campeonato. Os dragões têm 19,5 remates por jogo, bem à frente dos 16,5 do Sporting e 15,5 do Marítimo, que se seguem na lista. O Benfica está bem mais abaixo, com 13,1.
O que também salta à vista é que as tentativas de golo desceram nos últimos três jogos, aqueles que o FC Porto leva sem vencer. Contra APOEL e Olhanense, foram 15 remates. Anteontem oito, mas todos após o intervalo. Curiosamente, foi nesse período que a equipa sofreu os três golos.

8

Em Coimbra, o FC Porto rematou tantas vezes como contra o Zenit. Mas o pior de todos os jogos foi contra o Barcelona, na Supertaça Europeia: cinco remates.

17,3

Média de remates dos dragões nos 18 jogos já efectuados esta época. No campeonato o número sobe a 19,5, mais do que os 18,5 com André Villas-Boas.

31

Recorde desta temporada foi contra o Setúbal: 31 remates para uma eficácia de 9,7% (três golos). Seguiu-se o Paços de Ferreira: 27 remates.

0

Remates na primeira parte do jogo contra a Académica. O primeiro foi aos 51', coisa raríssima em qualquer equipa, muito mais no FC Porto.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: