sábado, 21 de janeiro de 2012

Crescer na Noruega

Um constante olhar para o futuro, tentando antecipar tendências e, com isso, ajudar no crescimento e formação dos jogadores. Essencialmente, é isto que motiva as experiências internacionais do FC Porto, como é o caso desta presença na Viking Cup, na Noruega, que tem no FC Porto uma das três equipas convidadas.
"Fundamentalmente, há que ajudar na desinibição mental dos atletas, especialmente dos mais novos. Fazê-los crescer também a esse nível e não só do jogo propriamente dito", explicou José Magalhães, director do andebol dos dragões e um profundo adepto da formação e da busca de novos talentos, sendo disso exemplo os cinco juniores que o FC Porto trouxe a este competição nórdica: João Jacob Ramos e António Silva (20 anos), Hugo Santos (19), Duarte Carregueiro e Vasco Santos (18).
"Jogar ao lado de Mota, de Moreira, até já de Gilberto e de todos os outros é, para eles, uma grande motivação, muito maior ao estar aqui com eles, a viver esta experiência", disse ainda Magalhães.
De resto, há muito que a política dos azuis e brancos passa pela descoberta de novos jogadores e, fundamentalmente, pela sua formação.
"Há já alguns anos que isso é assim. Já quando eu era treinador dos iniciados, o que se pretendia era formar atletas. Preferimos fazer esse tipo de trabalho a lutar pelos títulos nos iniciados, juvenis ou outro escalão qualquer. Se acontecer, isso é como a cereja no topo do bolo, mas ajudar os atletas a crescer ao ponto de estarem em condições de chegar à equipa principal é a nossa grande meta nessas idades", referiu também Mário Soares, agora team manager da equipa principal.
Mas o FC Porto também aceitou o convite do Viking Stavanger pela vontade do técnico Obradovic de jogar sempre ao mais alto nível e ter a equipa a postos neste recomeço de época. A nível oficial, o FC Porto joga dia 28 para a Taça de Portugal, com o São Bernardo, depois com Sporting (4 de Fevereiro) e Madeira SAD (7), para o campeonato, e com o Saint Raphael, para a Taça EHF (dias 11 e 18).

Voar, voltar a voar e ganhar

Concentração no Dragão às 9h30, de autocarro para Pedras Rubras, voo para Frankfurt, novo voo para Stavanger e chegada ao pavilhão em dez minutos. Ver o final do primeiro jogo, com vitória dos suecos do Aligsas sobre o Viking Stavanger, por 31-20, e aquecer para jogar. Foi assim o dia dos atletas do FC Porto ontem, na estreia da Viking Cup, com o cansaço a fazer-se notar rapidamente.
Ainda assim, com Ljubomir Obradovic a fazer constantes substituições para ir dando momentos de repouso a todos, os dragões conseguiram impor a sua maior qualidade durante grande parte do tempo e derrotaram o Runar, terceiro classificado do campeonato norueguês, por 36-28, com o resultado a disparar na ponta final.
Hoje, às 15h00, o FC Porto joga com o Viking Stavanger, a equipa anfitriã.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: