domingo, 15 de janeiro de 2012

FC Porto um a um

A figura

James 8
A fazer de Incrível até nos golos

James está de regresso aos momentos geniais, daqueles em que a aparente simplicidade se confunde com a arte de bem jogar. Primeiro os golos, os da decisão, dois no mesmo estilo, numa imitação perfeita de um bailado com bola; Tiago Pinto, a vítima, até se sentou para ver o artista a passar por ele antes de marcar. No regresso à titularidade, James voltou também a ter a preponderância de outros tempos, assumido-se, desde o primeiro minuto, como o grande responsável pela criação de desequilíbrios ofensivos. Depois da saída de Hulk, encarregou-se em definitivo da responsabilidade de liderar a equipa até à vitória, tendo-se chegado ao brasileiro na lista de melhores marcadores do FC Porto: e vão sete no campeonato.


Helton 6
Teve de jogar mais com os pés do que com as mãos, o que atesta a noite tranquila que teve. No registo ficou apenas duas defesas simples a remates de Kelvin e Yazalde.

Maicon 5
As dificuldades para acrescentar qualidade ao jogo ofensivo foram ontem mais evidentes do que nunca. No entanto, nota positiva para o que melhor sabe fazer: defender.

Rolando 5
Estava a lidar com facilidade com a presença de João Tomás, até que, no último minuto, teve de recorrer à falta - foi expulso - para travar o avançado. Exibição com algumas falhas pouco significativas.

Otamendi 7
Apesar de o Rio Ave ter criado poucos problemas, teve uma exibição a roçar a perfeição, sobretudo na forma como antecipou - e ganhou - quase todos os lances.

Álvaro Pereira 6
Terá sido dos jogadores que mais quilómetros correram na noite de ontem. Impressionante disponibilidade física para fazer todo o corredor, embora nem sempre tenha estado bem na hora de cruzar.

Fernando 7
Está num grande momento de forma e ontem voltou a conseguir manter um ritmo elevado durante toda a partida. Curiosamente, até surgiu mais vezes integrado nas combinações de ataque do que o próprio Defour.

Belluschi 6
Na ausência de Moutinho e numa noite de menor inspiração ofensiva de Defour, tentou ser, muitas vezes sem sucesso, o elo de ligação entre o meio-campo e o ataque. Na segunda parte, surgiu mais aberto sobre o lado direito e, quando estava a subir de produção, acabou por ser substituído.

Defour 5
Jogou perto de Fernando e, provavelmente por indicação de Vítor Pereira, raramente procurou movimentos de ruptura no meio-campo ofensivo. Apesar disso, foi importante no equilíbrio defensivo da equipa.

Cristián Rodríguez 6
O mesmo registo esforçado de sempre e um momento em que quase marcou, de cabeça, logo no arranque da segunda parte (47'). Combinou bem com Álvaro Pereira.

Hulk 5
Uma lesão retirou-o precocemente do jogo, quando até estava a ser um dos mais inspirados da equipa.

Kléber 5
Continua a parecer um corpo estranho à equipa, sobretudo quando procura jogar longe da área. Teve uma boa oportunidade para marcar, com um remate cruzado, mas Huanderson fez uma grande defesa (57').

Iturbe 4
Entrou com vontade de se mostrar, mas faltou-lhe o discernimento necessário. Esteve demasiado precipitado

Varela 4
Regressou à equipa para fazer um bom remate em arco já perto do final (87').

Sem comentários: