segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O FC Porto um a um

A ESTRELA: James 7

Um golo e duas assistências. Chega?


Entrou, literalmente, para resolver o jogo com uma assistência para Janko, outra para Maicon e, pelo meio, ainda fez o 2-0, num remate cruzado. E tentou marcar mais. Evitou os "rodriguinhos" ou as fintas desnecessárias, preferindo jogar simples, mas eficaz, conseguindo descobrir autênticas auto-estradas para os companheiros onde outros não viam sequer uma viela. Apetece perguntar, que fazias tu no banco, James?


Helton 5
Fez uma primeira defesa, fácil, aos 12 segundos, o que poderia indiciar uma noite bem mais complicada. Puro engano. O mais difícil terá sido combater o frio porque o Leiria não o colocou, sequer, à prova.

Danilo 5
Apresentou o cartão de visita aos 4' num bom movimento na linha e um cruzamento bem medido para Janko. Porém, acabou por ter estado pouco em jogo. Defensivamente cumpriu, controlando bem os movimentos de Elvis.

Maicon 7
Se sair da equipa na quinta-feira, Vítor Pereira vai ter dificuldades para lhe explicar as razões. Simplesmente impecável, não deu hipótese a Bruno Moraes. E o mais impressionante até foi a tranquilidade com que resolveu os lances. Ah! E fechou o marcador numa cabeçada indefensável para Oblak.

Mangala 6
Não teve nada para fazer nos 90 minutos, porque Maicon controlou tudo sozinho. O pouco que sobrou foi de fácil resolução.

Álvaro Pereira 6
Deve ter apostado que marcava ontem à noite. Só pode, dada a obsessão pela baliza. Aos 71', falhou na cara do guarda-redes; aos 84' foi muito egoísta e, em vez de fazer a assistência, atirou às malhas laterais; aos 86' foi de vez. Mas teve de ir ao lado direito do ataque para desviar um cruzamento de Djalma. A defender, cometeu alguns erros de marcação e ainda viu um amarelo que o tira do jogo de Setúbal.

Fernando 6
A incapacidade do Leiria para construir lances de perigo para Helton tem um responsável: o Polvo, cujos tentáculos chegaram, uma vez mais, a todo o lado. Fartou-se de recuperar bolas e só podia ter sido mais assertivo a distribuir.

João Moutinho 7
Que qualidade no passe. Foi o mais perigoso do FC Porto na primeira parte, assumindo ele próprio a finalização em alguns lances. O génio veio ao de cima no 1-0. A simulação sobre dois leirienses e consequente passe para James só está ao alcance de quem pensa muito bem o jogo. Já antes tinha oferecido de bandeja outros golos que foram desperdiçados pelos companheiros. Saiu mais cedo para descansar, pensando no City.

Lucho 6
Não brilhou como há uma semana, mas voltou a mostrar que é um aditivo de qualidade a este meio-campo, actuando muito perto dos homens da frente. Esteve perto de marcar, mas Oblak não deixou. Entendeu-se muito bem com Hulk e Moutinho.

Hulk 6
Demorou algum tempo a engrenar, o que é natural atendendo a que esteve parado quase um mês. Depois, criou muito perigo com as habituais arrancadas que Janko e companhia foram desperdiçando. Está na origem do 2-0 e quase fez o terceiro pouco depois num "petardo" que Oblak defendeu como pôde.

Varela 4
Sem surpresa, foi o primeiro a sair. Viu um amarelo por entrada sobre Marcos Paulo e fez uma assistência, já na segunda parte, para Janko. E mais nada.

Janko 6
Podia ter tido uma estreia de sonho no campeonato: fez um golo fácil, mas ficou a dever à conta pessoal, pelo menos, mais três, quase sempre por culpa de Oblak ou de um defesa que conseguia desviar o remate. Movimenta-se muito bem, mas ontem sentiu algumas dificuldades porque o espaço era reduzido.

Defour 5
Entrou mais para fazer descansar Moutinho do que para acrescentar alguma coisa ao jogo.

Djalma 5
Prometeu lutar para recuperar o lugar que era seu antes de ir para a CAN e ontem cumpriu a promessa. Entrou muito bem, dinâmico, e assistiu Álvaro Pereira para o 3-0, dando um sinal claro ao treinador que pode contar com ele para a Liga Europa.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: