segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O FC Porto um a um

A ESTRELA: João Moutinho 7

É tão simples jogar à bola quando se sabe tratá-la bem


Riscou as jogadas, coordenou os sectores, organizou a equipa e leu o jogo com uma lucidez que lhe permitiu começar cedo a resolver o destino dos três pontos. O lance do primeiro golo foi tão simples como saltar à corda: recebeu a bola de Hulk, infiltrou-se pela direita, levantou a cabeça, e o seu pé direito teleguiou a bola para a cabeça de Janko. Tudo muito simples, aliás como todo o futebol que lhe saiu dos pés. Nem importa muito a posição em campo, porque, mesmo encostado aos centrais, com a defesa do FC Porto subida, foi capaz de encontrar uma linha de passe desequilibradora. Como se tudo isso não bastasse, ainda teve espaço e oportunidade para se chegar à frente e obrigar Ricardo a uma defesa apertada. Com o jogo controlado, saiu para carregar baterias para Manchester.


Helton 6
Na primeira parte não teve nada para fazer, mas no segundo tempo fez duas defesas (83' e 90'+3') que justificam o porquê de ser dono e senhor da baliza. Evitou que o V. Setúbal pudesse disputar o resultado.

Sapunaru 6
Um regresso agradável do romeno, a dizer a Vítor Pereira que está à disposição. Serviu Lucho de bandeja (40') e esteve à beira de marcar (86'), acertando, porém, na trave.

Rolando 6
Um ou outro lance de maior aperto. Tirando isso, esteve bem nas tímidas iniciativas ofensivas sadinas. Na fase mais equilibrada do jogo teve uma recuperação impressionante frente a Meyong.

Otamendi 5
Ficaram dúvidas no lance em que terá cometido falta à entrada da área para o livre que originou o golo do V. Setúbal. Ainda assim, não esteve tão bem como o parceiro de sector.

Alex Sandro 6
Uma estreia em jogos do campeonato sem disfarçar uma certa falta de ritmo competitivo e alguma descoordenação. Acabou por se revelar decisivo no lance do terceiro golo ao lançar Cristian Rodríguez.

Fernando 7
O lance do seu primeiro golo em jogos do campeonato é a imagem de um jogador de grande nível. Roubou a bola e foi receber, mais à frente, o passe de Hulk para marcar. Mano Menezes precisa de saber que ele existe...

Lucho 5
Desperdiçou um golo no final da primeira parte, num lance em que foi superiormente servido por Sapunaru, mas é sempre um jogador que está no sítio certo para apoiar um ataque ou sair à pressão sobre o adversário.

Hulk 5
Não foi aquele jogador desequilibrador que se conhece; talvez a lesão lhe tenha travado o ritmo de jogo. Mesmo assim, quando joga para a equipa faz a diferença. Exemplo: o lance do golo de Fernando, no qual cedeu a bola no "timing" certo.

Varela 7
É caso para dizer que esta chiclete não perdeu o sabor que já tinha deixado contra o Manchester City; disparou (79') e a bola entrou, apesar do desvio em Miguelito. Até ali, já tinha mexido bastante com a defesa sadina em iniciativas que complicaram a vida aos defesas. James tem um concorrente com energia renovada.

Janko 7
A gripe que o afectou durante a semana não o impediu de marcar na primeira intervenção que teve, igualando o arranque de Jardel no FC Porto. Os portistas lamentam que ele não possa jogar na quarta-feira...

Defour 4
Entrou para gerir o desgaste de Lucho, a pensar no Manchester City, e foi importante para assegurar a reacção depois do golo sadino.

Rodríguez 5
Decisivo no lance do terceiro golo (79'): foi inteligente na forma como se infiltrou na defesa para cruzar atrasado.

James 4
Entrou numa altura difícil, quando a cabeça já estava em Inglaterra. Procurou segurar a bola e travar o jogo.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: