terça-feira, 20 de março de 2012

Faz-se Luz para Iturbe

Foi Vítor Pereira quem destapou o véu e é um cenário que ganha força, especialmente depois de se saber que Cristian Rodríguez não foi convocado: ao fim de quase oito meses, Iturbe pode, finalmente, ter a oportunidade que tanto deseja.
Cristian Rodríguez, como já se disse, não foi chamado, por opção de Vítor Pereira, o que reforça os planos que o treinador terá para Iturbe. Varela regressa agora de lesão e, com um treino apenas na plenitude das suas capacidades, não será titular. Para as alas sobram James e Hulk, mas se o treinador quisesse poupar algum - e Vítor Pereira prometeu poupanças - então o argentino teria fortes hipóteses de entrar.
Há também a possibilidade de Álvaro Pereira jogar mais adiantado, como foi ensaiado nos últimos minutos do jogo com o Nacional, mas a aposta no "Mini-Messi" seria, inequivocamente, uma forma de surpreender o Benfica e de lhe conferir uma confiança que há muito parece perdida. Motivação maior do que jogar contra o eterno rival não haverá e mesmo que ninguém goste de perder um clássico, este é seguramente o que menos pressão colocará aos jogadores.
O facto de Vítor Pereira não ter ensaiado a equipa que usará hoje na Luz obriga a deixar o assunto no domínio das especulações, sobrando, como único dado concreto, a novidade de Iturbe ter ultrapassado o Cebola nas preferências.
O jovem argentino está afastado das opções do treinador desde 18 de Janeiro, quando somou 13 minutos contra o Estoril. O jogador nunca escondeu a sua insatisfação e chegou a publicar indícios de desespero no Twitter. "Estou cansado. Creio que a minha paciência se esgotou", escreveu quando percebeu que fora excluído da Liga Europa. Depois de saber que não foi convocado para o último jogo com a Académica, voltou a manifestar o seu desespero.
Agora, também ele sabe que a Luz pode marcar um novo período como jogador do FC Porto. "Mais forte, consciente daquilo que é o jogo e as questões táticas da equipa", como vincou Vítor Pereira, está mais preparado para antecipar o futuro brilhante que o FC Porto perspetiva para ele. A paciência na gestão das suas expectativas é natural. Afinal, e por mais famoso e talentoso que seja, ainda é júnior...

Factos


> Sentimentos agridoces
Os sentimentos de Iturbe no FC Porto mudam a cada dia. O argentino já publicou nas redes sociais muitos sinais de insatisfação pelo estatuto de última opção de ataque. Noutras vezes surpreende-nos com fotografias junto dos colegas em que parece o mais feliz do mundo.

> Apenas 100 minutos
Contratado com o epíteto de "Mini-Messi", Iturbe tarda a provar credenciais. Só foi utilizado cinco vezes (três para o campeonato), num total de 100 minutos, sendo que quase metade foram contra o Pêro Pinheiro, para a Taça de Portugal.

> James e Anderson
Os adeptos têm em James Rodríguez e Anderson exemplos de integrações mais rápidas. Há, porém, diferenças. James chegou ao FC Porto já sénior. E o brasileiro teve a equipa B para o ir preparando.

Hulk teve direito a aplausos


Hulk foi o único jogador do FC Porto com direito a tímidos aplausos, por parte dos 20 adeptos que aguardavam os dragões pelas 19h35, hora da chegada da comitiva portista a Lisboa. "Vamos para cima deles", ouviu-se. Além de outros incentivos, destaque ainda para Kadú. O guardião saiu do autocarro e quando ouviu o seu nome, dirigiu-se a um adepto "especial", o mesmo a quem ofereceu as luvas aquando da estreia oficial, com o Pêro Pinheiro. Pinto da Costa chegou minutos antes da equipa.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: