domingo, 15 de abril de 2012

Mercado dá cobertura

O orçamento aprovado para esta temporada não deixa margens para grandes dúvidas: a SAD do FC Porto prevê realizar um encaixe financeiro ligeiramente superior a 50 milhões de euros (M€ 50 928, para ser preciso) com transferências de jogadores. À primeira vista, este número pode assustar, até porque ainda se terá de lhe acrescentar os quatro milhões de euros que os portistas deixaram de ganhar com a eliminação precoce da Liga dos Campeões, mas a realidade dos factos revela um cenário substancialmente diferente: é que apesar da prestação menos fulgurante desta época nas competições europeias, os jogadores do FC Porto continuam a ser dos mais apetecíveis no mercado europeu
Como se pode verificar na página ao lado, não param de surgir notícias a relacionar os jogadores do FC Porto com os mais variados clubes europeus, mas a SAD nem sequer terá de chegar aos tais 50 milhões de euros com a venda de ativos do atual plantel. Para começar, uma parte da verba paga pelo Atlético de Madrid para contratar Falcao no arranque da época (40 milhões de euros) entra nestes números orçamentados no início da época, assim como as possíveis vendas de Guarín ou Belluschi ao Inter de Milão e Génova, respetivamente.
Sendo assim, a próxima reabertura de mercado não deverá trazer grandes mudanças na política de transferências do FC Porto, com a SAD a realizar, como tem sido habitual, uma ou duas vendas significativas. Na época passada foi Falcao; há dois anos Bruno Alves e Raul Meireles, e antes já tinham sido Cissokho, Lucho e Lisandro. Para já, sobra a certeza de que não será por falta de ofertas que o FC Porto não cumprirá o objetivo dos 50 milhões de euros...

Falcao ainda por pagar


O acordo celebrado entre o FC Porto e o Atlético de Madrid previa o pagamento da transferência de Falcao em tranches, sendo que parte dos 40 milhões de euros vão dar entrada ainda neste orçamento. Recorde-se ainda que o valor total deste negócio pode ascender aos 47 milhões, estando este número dependente de determinados objetivos que não foram anunciados por altura da transferência.


Uma equipa com muitos pretendentes


Hulk, James, Moutinho e Álvaro Pereira até podem ser os jogadores mais mediáticos no que diz respeito ao valor de mercado, mas estão longe de ser os únicos do atual plantel do FC Porto com clubes interessados. Só nos últimos tempos, houve uma dezena de jogadores que viram o seu nome associado a uma possível transferência para um dos principais campeonatos europeus, sendo que Vítor Pereira tem agora à sua disposição um grupo com apenas 21 elementos...
No entanto, e apesar das constantes notícias, há jogadores que aparentam estar mais perto da saída do que outros, com o exemplo de Álvaro Pereira a ser um dos mais evidentes. O uruguaio viu negado uma mudança para o Chelsea no início da época e, nos últimos tempos, tem visto a sua imagem ser beliscada no Dragão por alguns episódios menos felizes. Há também Rolando, que até chegou a anunciar a vontade de sair num passado não muito distante, e que nos últimos jogos até perdeu espaço no onze para Otamendi e Maicon, uma dupla que se tem exibido em grande nível.
Se não será fácil convencer alguns jogadores de que a melhor opção passará por continuar na próxima época, há outros que anseiam por mais oportunidades e pela hora da afirmação absoluta. Danilo, Alex Sandro, Mangala, Iturbe e até o próprio James (embora o colombiano noutro patamar evolutivo...) são jovens em quem os responsáveis do FC Porto depositam grande confiança e que fazem parte do projeto de curto/médio prazo do clube. Falta saber, porém, quem serão os escolhidos da SAD para chegar aos tais 50 milhões de euros em transferências. Candidatos não faltam, mas estão todos bem protegidos pelas elevadas cláusulas de rescisão. As grandes decisões seguem dentro de momentos.


Emprestados


Para além dos jogadores do atual plantel, o FC Porto tem alguns atletas emprestados que também podem render vários milhões de euros no final da presente temporada. Guarín, Belluschi e Abdoulaye são os casos mais mediáticos.

Guarín


Mudou-se para o Inter de Milão em janeiro por empréstimo, a troco de 1,5 milhões de euros. No final da época, o clube italiano terá de pagar mais 13,5 milhões de euros para ficar com o médio colombiano a título definitivo.

Belluschi


Belluschi também seguiu para Itália na condição de emprestado, ficando o Génova com direito de opção no final da época, pelo montante de 3,5 milhões de euros. Este valor pode chegar aos cinco milhões se o Génova se qualificar para a Europa.


Abdoulaye


Abdoulaye está emprestado à Académica, mas também pode render algum dinheiro no final da época, tendo em conta que o Colónia (Alemanha), o Lille (França) e o Dnipro (Ucrânia) já demonstraram interesse no defesa-central.


Jackson Martínez nega contactos com os portistas


O avançado colombiano Jackson Martínez desmentiu que tenha negociado a sua transferência para o futebol europeu, comentando diretamente os interesses de FC Porto e Liverpool na sua aquisição. "Não falei com ninguém. Penso que quando há interesse num jogador, o normal seria falarem com ele e comigo não o fizeram. Por isso, neste momento, no que menos penso é na minha saída", afirmou o ponta de lança de 25 anos, que tem dado nas vistas no Jaguares, do México. Com 14 golos apontados esta temporada, Martínez soma ainda 15 internacionalizações pela seleção principal colombiana. O compatriota de James foi apontado como reforço em janeiro, mas o Jaguares assegurou a sua continuidade.


Álvarez "paga" Fernando


A Imprensa italiana insistia ontem no interesse do Inter de Milão em Fernando, associando a uma possível operação a inclusão do médio argentino Ricky Álvarez, de 24 anos, que disputa a sua primeira temporada na Europa. Também em Itália, o FC Porto foi apontado como um dos pretendentes do avançado argentino Paulo Dybala, do Instituto.


3 questões


Carlos Janela, diretor-desportivo


"Hulk é o melhor investimento"


1
Com base na relação idade/preço, que jogador do FC Porto será melhor investimento para um grande europeu?

No FC Porto, quase todos terão procura. Mas Hulk será o melhor investimento. Isto porque os grande clubes querem resultados imediatos. Ninguém fará uma grande oferta pelo James, na expectativa de o ter em pleno daqui a três anos. Moutinho e Álvaro Pereira também jogarão já em qualquer equipa do mundo.

2
No atual contexto económico, é razoável pensar que os jogadores podem sair pelos valores das cláusulas de rescisão?

Não. Mesmo que o dinheiro venha de fora da Europa, o investidor vai aproveitar-se do clima que se vive para tentar baixar os preços. Nenhum clube português conseguirá vender jogadores como no passado. Alguns estarão sempre em alta, mas abaixo das cláusulas. Acredito, por exemplo, que paguem 40 milhões pelo Hulk.

3
Que jogador será mais difícil para o FC Porto manter? Há algum cuja saída no final da época seja obrigatória?

Os que todos os anos têm hipóteses de sair, têm de ser vendidos. No futebol, mais vale vender um dia mais cedo do que um dia mais tarde. Jogadores como Rolando, Sapunaru, Álvaro ou Hulk terão de sair. Se não entram num processo de estagnação. A rotina é inimiga da ambição. E todos os profissionais ambicionam melhorar o salário.




in "ojogo.pt"

Sem comentários: