quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fabiano até 2016

Fabiano tornou-se ontem, oficialmente, jogador do FC Porto. O guarda-redes do Olhanense assinou um contrato válido para as próximas quatro temporadas, mas, vai ser cedido na próxima de novo ao emblema algarvio. O gigante brasileiro (1,97 metros) esteve ontem no Dragão para acertar os termos do contrato que prevê uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, ao nível da maioria dos jogadores do plantel portista. Os valores da transferência não foram ainda revelados - fala-se numa verba a rondar os 500 mil euros pelos 40 por cento do passe que o Olhanense detinha -, mas o acordo prevê ainda o empréstimo de mais dois jogadores ao Olhanense.
Com este contrato com o FC Porto, Fabiano (24 anos) vê recompensada uma temporada em que as suas exibições ao serviço do Olhanense não passaram despercebidas aos olhos dos grandes emblemas nacionais... e não só, tendo os azuis e brancos ganho a corrida pela contratação de um guarda-redes com grande potencial e cada vez mais cobiçado. Fabiano selou o contrato perante Pinto da Costa e deverá viajar para o Brasil nas próximas horas, para recarregar baterias nas férias e preparar-se para dar seguimento à sua carreira na Liga portuguesa. Dadas as boas relações entre o presidente portista e Isidoro Sousa foi fácil chegar a este acordo.
No que ao plantel diz respeito, Helton, Bracali, Kadú e Beto são quatro jogadores que já existiam para a mesma posição, pelo que os dirigentes azuis e brancos deverão arranjar uma solução para o excesso de opções em carteira neste momento. Só Helton, titular da baliza do FC Porto desde a saída de Vítor Baía, parece ter garantido o lugar na equipa na próxima época, ele que até deverá ver renovado o seu contrato por mais dois anos. A solução mais provável deverá passar assim pela cedência ou venda de mais um guarda-redes. 

"Não vejo ninguém melhor ou com o potencial dele"

Daúto Faquirá foi um dos responsáveis pela chegada de Fabiano ao Olhanense no início da época e não se mostrou surpreendido com a contratação do FC Porto: "Acertaram em cheio com Fabiano. A nível nacional, não vejo ninguém melhor ou com o potencial dele." Qualidades é algo que parece não faltar ao brasileiro. "É extremamente ágil, tem reflexos muito apurados, é felino na baliza, forte nos cruzamentos e seguro. Transmite confiança e joga sempre muito concentrado. Além disso, é bom na reposição de bola tanto com os pés como com as mãos", explicou Faquirá.
Daqui em diante, cada passo terá de ser dado com cuidado: "Podemos dizer sem receios que tem qualidades inatas para defender e que tem tudo para ser bem-sucedido. É lógico que precisa de ganhar experiência, porque é novo. Não será de imediato que se vai impor no FC Porto, mas tem tudo para ser o herdeiro de Helton. Naquela casa, sabem o que fazem." 

Números

0
O brasileiro não foi batido por nenhuma equipa grande nos jogos que o Olhanense disputou no José Arcanjo. Contra FC Porto, Benfica e Sporting, foi sempre um dos melhores da sua equipa.
30
Único totalista do Olhanense no campeonato, fechou completamente a baliza mesmo quando o rival era Ventura, emprestado pelo FC Porto e que esteve na subida dos algarvios à Liga. Com 38 golos sofridos, o Olhanense foi a quinta melhor defesa do campeonato, só atrás dos quatro primeiros classificados.
1,97
Não há ninguém na Liga mais alto do que Fabiano Freitas. Ainda assim, o guarda-redes não se pode gabar de olhar de cima para qualquer outro adversário. É que Abdoulaye (também do FC Porto, mas emprestado à Académica) e Yero (deixou os dragões no Verão passado rumo ao Gil Vicente) têm os mesmos 1,97 metros.
4
O brasileiro mostrou também durante esta época uma apetência especial para defender penáltis. No campeonato, defendeu um de Hulk e outro de André Cunha, do Gil Vicente. Na Taça de Portugal, fez mais duas defesas e numa, com o Estoril, foi mesmo decisivo. 

in "ojogo.pt"

Sem comentários: