quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Helder Nunes: "Posso ficar até ao final da carreira"


Helder Nunes tem apenas 18 anos, é encarado como futuro craque do hoquei em patins nacional e é o novo reforço do FC Porto Imperio Bonança. Chega ao Dragão depois de uma temporada a excelente nível no HC Braga e ao www.fcporto.pt não esconde que está "a concretizar um sonho", assumindo desde já que não se importa de ficar "at+e ao final da carreira".

È o mais novo reforço do hoquei em patins do FC Porto e o atleta mais jovem do plantel. Isso gera algum tipo de pressão extra?
Não, o que me torna diferente dos meus colegas é o facto de ser mais novo e já jogar no campeonato principal á algum tempo. Não sei se isso aconteceu com eles, mas eu já jogo nos seniores desde que estive em Barcelos e tive uma época regular em Braga. Sou alto, comparando com o tamanho dos colegas da mesma idade, e isso sempre me ajudou a estar um escalão acima e a evoluir mais rapidamente. Ao mesmo tempo, sempre vi muitos jogos de hoquei, vinha aqui ao Dragão Caixa e antes ia a Fanzeres muitas vezes. Jogar aqui é um sonho e espero representar bem este grande clube.

Só tem 18 anos. Não é cedo para esta aventura?
Espero bem que não! Vou dar o meu melhor e com a ajuda dos meus colegas acho que vamos fazer um bom trabalho. Muita gente vai dizer que é arriscado e que pode correr mal, mas não posso ter medo de arriscar. Terei de voltar atrás, se algo correr mal, e o importante é que tenho essa noção. Sei que vai correr tudo bem porque vou estar muito empenhado, a 100%, a 200%, o que me pedirem... Vou dar sempre o meu maximo para evoluir cada vez mais. Desde pequenino que sonhei jogar aqui e não me importo de ficar até ao final da carreira, se assim entenderem. Quero chegar ao topo do hoquei no FC Porto.

È encarado como uma das grandes promessas do hoquei em patins português e é vice-campeão mundial de Sub20. Esse estatuto pesa?
Pelo contrario, isso ajuda. Os adversários começam a ter mais algum respeito do que quando eu era mais novo. Anteriormente, era só "o miudo". Agora, com 18 anos e esses titulos importantes, que definem a carreira de um jogador, são capazes de me olhar com mais respeito.

Já tem muitos treinos e muitos jogos entre os seniores. Essas experi�ncias contribuiram para que despontasse tão rápido?
Sim, porque treinar bem facilita a entrada nos jogos e ás vezes tinha tudo a dobrar ou a triplicar, nos seniores, juniores e juvenis, o que fez com que evoluisse mais cedo. Os meus treinadores tambem foram muito importantes, acompanharam-me muito bem desde pequeno. Agora estou num grande clube, com excelentes jogadores, um optimo treinador, e só espero continuar a evoluir da mesma forma.

O que espera deste percurso no FC Porto?
Espero vencer muitos titulos e ir jogando... Quero continuar a crescer no meu jogo, quero aprender a ser um homem e espero honrar a camisola do FC Porto. Espero que o publico puxe por mim, que me dá força, para me tirar os nervos que sei que vou ter no inicio. Espero merecer muita confiança da parte dos adeptos e dos meus colegas, para poder ajudar a conquistar muitos trofeus.

Como se define enquanto jogador?
Jogo a defesa-medio mas costumo marcar muitos golos. Vejo-me mais como medio, para ser sincero. Tenho um bom remate, mas acima de tudo sou um jogador com muita atitude, que nunca desiste. Sou raçudo e dou tudo por todas as bolas, independentemente do resultado.

in "fcp.pt"

Sem comentários: