domingo, 30 de dezembro de 2012

FC Porto à procura do passo de gigante rumo às «meias»


No mesmo palco em que Pinto da Costa completou o jogo mil enquanto presidente do FC Porto, os azuis e brancos podem dar um passo significativo rumo às meias-finais da Taça da Liga. Quem sabe, o jogo no Estádio Coimbra da Mota, onde os dragões já venceram esta temporada, pode mesmo dar o passaporte para a próxima fase.

Estoril e FC Porto têm encontro marcado para as 18h15 e a essa hora já terão conhecimento do resultado do outro jogo do grupo, o Vitória de Setúbal x Nacional da Madeira que se disputa a partir das 15 horas. Ora, dependendo dos números que se verificarem nesse encontro, os bicampeões nacionais podem garantir a qualificação.

No caso de haver empate entre sadinos e madeirenses, o FC Porto precisa de vencer o Estoril para garantir desde logo o apuramento para as meias-finais, ficando o jogo da última jornada com o Vitória de Setúbal, o primeiro no Estádio do Dragão na prova, apenas para cumprir calendário.

No entanto, independentemente do que acontecer no Vitória de Setúbal x Nacional da Madeira, a equipa orientada por Vítor Pereira apenas tem o pensamento na conquista dos três pontos, até porque tem a vantagem de jogar a derradeira partida em casa.


Estoril e FC Porto medem forças pela segunda vez esta temporada ©Carlos Alberto Costa
A Taça da Liga nunca foi uma prioridade para o FC Porto, mas os azuis e brancos não querem desperdiçar a oportunidade de conquistar o único troféu que ainda falta guardar para mais tarde colocar no museu do clube, uma construção que Pinto da Costa espera inaugurar durante o atual mandato.

De resto, a equipa que Vítor Pereira fez alinhar frente ao Nacional da Madeira, na primeira jornada, mostrou que este ano os dragões levam a competição bem a sério, até porque já não existe a possibilidade de ganhar a Taça de Portugal, o segundo troféu mais desejado no futebol português.

Do 11 que esteve na Choupana, apenas Fabiano, Mangala e Defour não são titulares indiscutíveis no FC Porto, embora o francês e o belga tenham muitos minutos de utilização devido a outras ausências por lesão.

Mangala, ao contrário do habitual que é jogar adaptado a lateral-esquerdo, jogou na sua posição de origem, defesa-central, e fez dupla com Otamendi, aproveitando a ausência de Maicon. Por seu lado, Defour alinhou na posição que costuma ser de Fernando, médio que tem tido alguns problemas físicos esta temporada.

Quer isto dizer que é provável que Vítor Pereira faça algumas mexidas no 11, mas que mantenha a espinha dorsal da equipa. Certa é a ausência de James Rodríguez, que nem sequer foi convocado por lesão, devendo saltar para a titularidade Atsu.

Terceiro confronto entre Estoril e FC Porto para a Taça da Liga

Apesar da Taça da Liga ser uma competição recente, esta já é a terceira vez que Estoril e FC Porto vão medir forças na fase de grupos.

Até ao momento, os azuis e brancos levaram sempre a melhor, primeiro ganhando em casa do Estoril por 0x2, em 2009/2010, e derrotando no Dragão o mesmo adversário por 1x0, na temporada passada.

Em 2009/2010, o FC Porto, orientado por Jesualdo Ferreira, foi ao reduto do Estoril ganhar por dois golos de diferença, com os tentos a serem assinados por Fernando Belluschi e Orlando Sá. Na temporada passada, os bicampeões nacionais receberam e venceram os canarinhos por 1x0, graças a um golo de Silvestre Varela.


in "zerozero.pt"

Sem comentários: