domingo, 30 de junho de 2013

F.C. Porto de volta: Paulo Fonseca e uma nova ordem

As mudanças começam no treinador e passam pela sucessão de João Moutinho e James Rodriguez


O primeiro dia do mês de julho marca o regresso ao trabalho de FC Porto, Benfica e Sporting. Os «grandes» iniciam a preparação da época 2013/14 ainda com muito por definir no que diz respeito ao plantel, até porque o mercado está aberto até 31 de agosto, mas o MAISFUTEBOL faz o ponto de situação.

Uma nova ordem no Dragão. Vítor Pereira saiu como bicampeão nacional, entra Paulo Fonseca e nada será exatamente como antes. A estrutura mantém-se, há princípios imutáveis no F.C. Porto mas um novo treinador provoca alterações incontornáveis no estilo de jogo.

Repensar o onze base dos dragões é o primeiro desafio. A sucessão de João Moutinho e James Rodriguez, dupla transferida para o Mónaco a troco de 70 milhões de euros, é a prioridade. Hector Herrera chega para substituir Moutinho, Quintero parece o eleito para manter um fluxo de criatividade colombiano.

Quintero e Ghilas são os nomes desejados para fechar o plantel. Se Fernando não sair, tudo ficaria resolvido. Sobram dúvidas quanto à continuidade do médio defensivo, embora não haja informações claras sobre clubes dispostos a pagar o que o F.C. Porto pretende. Atsu, por outro lado, parece ter garantido a guia de marcha.

Nenhuma mudança esperada na baliza, poucas na defesa. Chega Diego Reyes e, se nada mudar, Abdoulaye é candidato à cedência. Fucile pode regressar ao plantel, algo dependente de uma renovação de contrato. Iturbe também está de volta, à condição.


Entre as contratações, Licá e Josué serão nomes seguros, enquanto Carlos Eduardo, Tiago Rodrigues e Ricardo poderão ver a sua integração no plantel colocada em causa se não se registarem mais saídas. Deste trio, pelo menos um corre o risco de ser emprestado na próxima época.

Walter, por outro lado, é o único elemento vinculado ao F.C. Porto com a situação resolvida longe do Dragão. Ficará no Goiás até final de 2013. Fucile e Iturbe apontados ao plantel, sete nomes à espera de colocação.

Permanências: Helton, Fabiano, Kadu; Danilo, Maicon, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Quiñones, Defour, Castro, Lucho González, Izmaylov, Varela, Kelvin e Jackson Martínez. 

Entradas: Diego Reyes (América), Josué (Paços), Herrera (Pachuca), Carlos Eduardo (Estoril), Tiago Rodrigues (V. Guimarães), Ricardo (V. Guimarães)

Saídas: João Moutinho (Mónaco), James Rodriguez (Mónaco), Liedson (Flamengo)

Dúvidas: Fucile, Abdoulaye, Fernando, Atsu, Iturbe, Quintero e Ghilas.

Por colocar: Bracali, Ventura, Rolando, Sereno, Djalma, Ukra e Kléber.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: