sábado, 1 de junho de 2013

Portugal. À boleia das notas de Tó Zé

Médio do FCP marca um e é o melhor da vitória sobre a Bélgica (2-0) na estreia em Toulon


Tó Zé acabou o 12.o ano com média de 20 valores, está matriculado no curso de medicina veterinária mas gosta mesmo é de futebol. Vê-se à distância. Em Fevereiro estreia-se pela equipa principal (24 minutos frente ao Olhanense), no fim de Maio está em Toulon e daqui a três semanas participa no Mundial de sub-20.
Portugal folga na primeira jornada do torneio francês para jovens talentos. A seguir vem a Bélgica, derrotada pelo Brasil na estreia (1-2) e com um luso-descendente (Yannick Ferreira-Carrasco, jogador do Monaco, entre as principais figuras). Tó Zé aparece em grande forma no meio-campo, ao lado de Alves e João Mário. Aos 23 minutos, com o jogo meio morno, decide pegar na bola e levá-la pelo corredor esquerdo. Sofre falta. Levanta-se, prepara-se, bate o livre e só um desvio de Casteels para a trave evita o golo.

O guarda-redes belga desvia também o remate potente de Betinho. Mas à beira do intervalo nada consegue fazer em relação ao pontapé colocado de Tó Zé. Parece fácil - e na verdade até é. O golo confirma um domínio absoluto da selecção portuguesa. A Bélgica, com sete alterações em relação ao jogo com o Brasil, faz pouco mais do que nada. Até custa ver.

O objectivo dos sub-20 em Toulon é, antes de mais, preparar a presença no Mundial da Turquia. Edgar Borges quer acima de tudo ver bom futebol, consistência e golos. Dentro dessas expectativas, os jogadores correspondem a todos os níveis. De resto, a Bélgica vai chegar ao fim com apenas um lance de perigo - um cabeceamento de De Belder ao lado.

Os Tiagos da defesa (Ilori e Ferreira) mantêm a tranquilidade lá atrás. Dabo e Kiko fecham bem e soltam-se com frequência no apoio aos extremos. No meio, a dinâmica de João Mário e Tó Zé tem a protecção constante de Alves. Betinho é o mais adiantado (embora pouco inspirado), com Ricardo Esgaio a aparecer pela direita e Ivan Cavaleiro (outro jogador não tão vistoso neste primeiro jogo) na esquerda. É este o ponto de partida, sabendo-se ainda que faltam chegar três reforços (Agostinho Cá, Edgar Ié e Aladje só se apresentam no estágio na segunda-feira) e que outros três (André Gomes, André Pereira e Ricardo) vieram mais tarde.

Na segunda parte, a tendência de superioridade continua bem evidente. Aos 50', Tó Zé volta a criar perigo num livre directo. E pouco depois, já com André Gomes e Ricardo em campo, aparece o 2-0: o cruzamento sai da direita, com Esgaio a apanhar a bola a jeito para rematar de primeira. Até ao fim, há ainda mais três oportunidades - uma perdida por André Gomes, uma bicicleta de Ricardo (cheio de confiança após a grande época no V. Guimarães) e um livre de Alves, defendido por Casteels.
Portugal entra bem em Toulon, amanhã defronta o Brasil

in "ionline.pt"

Sem comentários: