domingo, 28 de julho de 2013

F.C. Porto-Celta, 1-0 (crónica)

Apresentação do FC Porto [José Coelho/Lusa]
A roupa nova ainda não está pronta para sair à rua. Por mais rico que o tecido seja, por mais valor que a etiqueta tenha, este Porto ainda tem de ganhar corpo e juízo para não se perder dentro do novo estilo.

Fica o resultado, é verdade, um punhado de boas intenções e a certeza de que saber escolher o que usar ainda é uma virtude. Já vimos provas mais fortes e convincentes do tricampeão nesta pré-época.

Exigir perfeição a um corpo em crescimento seria, mais do que absurdo, injusto. Seria como acusar sem provas contundentes, seria precipitado. Temos disso perfeita consciência. Por outro lado, é impossível não constatar a imensidão de erros cometidos e a dificuldade em ser forte onde normalmente o F.C. Porto é (ou era) insuperável.

Referimo-nos ao processo de posse e circulação, e à paciência adulta nele aplicado. Nesta apresentação no Dragão o Porto poucas vezes teve isso. Foi errático, usou e abusou do passe longo, não conseguiu envolver todos os setores na mesma causa.

Os sinais do que o técnico pretende são conhecidos. Pressão alta, jogo dinâmico, aproveitamento dos extremos e consistência defensiva. Desses quatro vetores, em bom rigor, o Porto pouco teve. Nem tudo foi mau, naturalmente, e a espaços a equipa encontrou-se.

Só que os testes sul-americanos, principalmente o de Bogotá, sugeria que a equipa já se conseguisse aproximar com autoridade das zonas mais atraentes do seu jogo. Não o fez e a vitória, justa, até podia ter fugido na fase derradeira do encontro.

O Celta, depois de ter passado uma hora a defender, aproveitou o desnorte das substituições e obrigou Fabiano Freitas e duas ou três intervenções decisivas. Outra nota: a movimentação pretendida por Fonseca para o trio do meio-campo não está afinada.

Mesmo os nomes que mais entusiasmo têm causado - Iturbe, Kelvin, Josué - pouco revelaram nesta cerimónia de apresentação. Ficou a ideia de vontade a mais, até sofreguidão, o que não só prejudica como consome.

Consome a serenidade, corrompe a lucidez. Só isso explica a ação inaceitável de Kelvin sobre Nolito, já perto do fim. Pontapeou o espanhol três vezes, até provocar a reação deste e instalar o caos no relvado. Juízo, Kelvin!

Insistimos na ideia inicial: este F.C. Porto tem peças de luxo, superiores às da temporada anterior ou, pelo menos, em maior número. Sobra a vitória (o golo de Jackson foi obtido em posição irregular), a estreia de Juan Quintero e a convicção de que o plano idealizado por Paulo Fonseca ainda não é suficientemente sólido.

Pelo menos para quem se mostra ao povo com um traje de número acima. É imperativo crescer.

Ficha de Jogo:

Jogo no Estádio do Dragão, 45.309 espetadores
Árbitro: Hugo Pacheco

F.C. PORTO: Helton (Fabiano, 46); Danilo, Otamendi (Maicon, 72), Mangala e Fucile (Abdoulaye, 72); Fernando (Castro, 72) e Defour (Josué, 46); Varela (Licá, 72), Lucho (Quintero, 84) e Iturbe (Kelvin, 46); Jackson (Ghilas, 84).

Suplentes não utilizados: Kadú, Alex Sandro, Reyes, Herrera, Carlos Eduardo, Tiago Rodrigues, Ricardo e Izmaylov
Treinador: Paulo Fonseca

CELTA: Yoel; Hugo Mallo, Gustavo Cabral, Andreu Fontàs e Toni; Borja Oubiña e Jonathan Vila; Augusto Fernandez, Alex Lopez e Orellana; Charles.

Jogaram ainda: Krohn-Dehli, Sergio, Goldar, Fontás, Rafinha, Nolito, David Añon, Tuñez, Belvis, Madinda, Yelko, Borja Fernandez
Treinador: Luis Enrique

GOLOS: Jackson (13)
Cartão amarelo: Toni (66) e Nolito (90)

Lucho: «As oportunidades vão aparecer»

«Sabemos que muitas vezes há um clima de festa nestes jogos, mas não podemos relaxar. Temos de continuar a trabalhar, porque há muito pela frente. Há coisas a melhorar, não só no processo ofensivo, mas também na defesa. Foi importante não sofrer golos de novo, sabendo que as oportunidades vão aparecer. Claro que há coisas a melhorar até ao primeiro jogo oficial. Sinto-me importante, estou contente, e a saber que esta é uma equipa que não depende um jogador.» 


Paulo Fonseca: «Continuo com dúvidas»

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, em declarações à Sport Tv após a vitória sobre o Celta de Vigo, por 1-0, no Dragão:

«É sempre importante vencer, conseguimos mais uma vitória, mas parece-me que não foi um triunfo fácil, em função da qualidade do Celta e das dificuldades que nos colocaram. Dúvidas quanto ao plantel? Os jogos vão dissipando-as, mas continuo a tê-las. É difícil escolher quando se tem este leque com tanta qualidade. Elas vão ser tomadas na devida altura porque temos de as tomar. A resposta tem sido excelente e isso dificulta.»

«Aproveitar o trabalho da época anterior? Não poderia ser de outra forma, o Vítor Pereira fez um excelente trabalho, é uma equipa de campeões. Nada melhor do que aproveitar jogadores que já se conhecem e daí as minhas escolhas. Agora, não quer dizer que esta seja a equipa que vai iniciar o campeonato.

«Bernard? não tenho nenhum informação, conto com os que cá estão.»


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: