terça-feira, 27 de agosto de 2013

Art Deco chega ao fim

Luso-brasileiro pôs um ponto final na carreira. Venceu 24 títulos em 16 anos. Rijkaard chegoua dizer que era o barómetro do Barça

"É o número 10, finta com os dois pés, é melhor que o Pelé, é o Deco allez allez." Assim cantavam os adeptos do FC Porto para um dos melhores jogadores que passaram pelo futebol português. Aos 36 anos (é hoje o seu aniversário), a sua caminhada muda de direcção devido a problemas físicos. "É com muita tristeza e pesar que comunico o fim de minha carreira como atleta profissional. [...] Gostaria muito de ter ajudado mais o Fluminense, mas o meu corpo não me permitiu", anunciou ontem.
Esta é daquelas carreiras especiais. Começou aos nove anos no Guarani, depois mudou-se para o futsal até aos 17 anos - ah! está tão bem explicada aquela técnica e aquele estilo de receber e conduzir a bola com a sola da bota -, e voltou ao futebol aos 17 para jogar nos juniores do Corinthians. Depois Portugal. Chegou para o Benfica, mas nunca ninguém teve olho para a coisa. É emprestado ao Alverca em 97/98, onde encontrou Maniche pela primeira vez (depois FCP e selecção).

Na época seguinte é dispensado pelos encarnados, acabando por assinar pelo Salgueiros. "Não vinha com estatuto de craque. No primeiro treino notou-se logo a diferença para os restantes, até nos perguntámos o que estava ali a fazer. Sabíamos que ia estar lá pouco tempo. É muito boa pessoa, foi um bom amigo que tive lá", conta o ex-central Paulinho ao i. Em Vidal Pinheiro, onde também partilhou balneário com Silvino, convenceu Fernando Santos, o então treinador do FCP, e a partir daí é o que se sabe: ganhar, ganhar, ganhar. Qualquer coisa como 24 títulos em 16 anos. No FCP só faltou ganhar a Taça Intercontinental, de resto limpou tudinho. Seguiram-se Barcelona, Chelsea e Fluminense, com os títulos como denominador comum.

Em Março de 2003, a estreia pela selecção e logo em casa (Estádio das Antas) contra o "seu" Brasil. Luiz Felipe Scolari lançou-o aos 62', em troca com Sérgio Conceição. Happy ending? Claro. Aos 82' Deco sofreu uma falta, que acabaria por assumir e fazer o 2-1. A selecção portuguesa não vencia os brasileiros desde o Mundial-66 (Eusébio-2, Simões e Rildo no 3-1). Deco jogou 75 vezes pela selecção das quinas e marcou cinco golos (15 assistências), o último em Alvalade, na derrota frente à Dinamarca (2-3).

A última etapa da carreira foi o Fluminense (2010-2013), onde conquistou dois campeonatos nacionais e um estadual. O ex-jogador é também um craque fora dos relvados: criou o Instituto Deco 20 em Indaiatuba (São Paulo) para ajudar as crianças com mais dificuldades. A ideia é oferecer educação, alimentação, desporto e arte aos mais desfavorecidos. Até sempre, campeão.

Os três grandes
FC Porto. De desconhecido a campeão europeu (1998-2004)

Chegou no mercado de Inverno da época 98/99 pela mão de Fernando Santos, depois de mostrar a sua qualidade no Salgueiros. A estreia só aconteceu em Abril, no jogo contra o Sp. Braga (1-0, Zahovic). O criativo ganhou dez títulos de dragão ao peito, entre eles três campeonatos nacionais, uma Taça UEFA (Celtic 3-2) e uma Liga dosCampeões (Monaco 3-0, Deco fez o segundo). Foram 229 jogos (48 golos) de magia no seu estado puro. Nunca esqueceu o relvado das Antas: “O melhor onde já joguei na vida.” Pinto da Costa afirmou que o ex-atleta é “uma lenda do FCP”. A camisola era a 10, claro.


Barcelona. Més que un club. Més que un jugador (2004-2008)

O lema do Barça diz tudo. Não chega ganhar, há toda uma identidade e filosofia para respeitar. Deco e o seu pé direito encaixaram que nem uma luva em Camp Nou (188 jogos, 28 golos). Na capital da Catalunha voltou a vencer uma Champions (2-1ao Arsenal), mais dois campeonatos e outras tantas supertaças (sete títulos no total). Tudo pela mão de Frank Rijkaard, que em tempos disse que Deco era o barómetro doBarça. “Quando está bem a equipa joga bem. É parecido com o que se passava no Milan com Albertini. Era quem marcava o ritmo”, disse.
Jogar no Barcelona era um sonho de criança, admitiu.



Chelsea. As contas de somar do costume (2008-2010)

Os quase 20 pontos de atraso para o Real Madrid e, essencialmente, a chegada de Pep Guardiola ditaram mudanças, entre elas a saída de Deco. Quem esfregou as mãos foiFelipão, que o levou para Londres. Na estreia (4-0 ao Portsmouth), enquanto os comentadores da SKY o elegiam o melhor em campo, o luso-brasileiro lançou um míssil aos 89’ e fez golo. Levantou o indicador e sorriu. O arranque ao serviço dos blues foi de craque, com golos e exibições de encher o olho. Dois anos em Inglaterra, quatro troféus (uma Premier League com Carlo Ancelotti; duas taças e uma Taça da Liga). As contas de somar do costume...


in "ionline.pt"

2 comentários:

RBN disse...

Caro amigo portista, aqui em Portugal sou portista, mas no Brasil nasci Fluminense.

E caro amigo portista, podes crer que o Fluminense é tão grande como o Chelsea, Barcelona ou Porto, tem pelo menos 10 milhões de adeptos no Brasil, e é um dos pioneiros do futebol no Brasil.

Já viveu dias melhores é certo, mas é o atual campeão do Brasil e um dos gigantes do futebol brasileiro, portanto era de bom tom que o amigo refizesse o texto para 4 grandes, afinal na europa, é certo que Deco antes de ir pro Porto, só havia jogado em times pequenos(benfica, alverca e salgueiros).No Porto e depois só jogou em time grande, onde sempre foi campeão nacional.

O Flu neste momento pode não ter o dinheiro que tem os clubes europeus, mas em termos de grandeza não deve nada a nehum deles.

E tem com certeza a melhor torcida do mundo, e quando o time está bem, sozinha faz espectáculos que só se vê semelhantes em aberturas de mundiais e olimpíadas.

Deixo aqui um link pra voce conhecer melhor a nossa torcida

http://www.youtube.com/watch?v=fnv6EtodZwo

Off-topic:Eu da primeira vez que vi Quintero jogar, reconheci Deco.Concordas?

P. Ungaro disse...

Caro amigo Fluminense,

O texto não é meu, o meu blog existe para divulgar as noticias que saem na comnicação social sobre o meu Porto.
Nem sempre concordo com os textos mas foi isso que me propus quando criei o blog.
Sei perfeitamente a dimensão do Flu e a paixão pos seus torcedores, exactamento como nós aqui no Porto.
Deco para nós é o nosso eterno numero 10 ... chuta com os 2 pés é melhor que o Pele é o Deco allez Allez ... como a musica que lhe foi dedicada por nós.
Quanto a Juan Quintero ... vi-o no mundial de sub 20 antes de assinar pelo Porto e fiquei vidrado no miudo, penso que tem condições tecnicas para ser um fora de serie, um sobredotado ... e o Porto é o clube ideal para se desenvolver como jogador e como hemem.

Um gande abraço