terça-feira, 6 de agosto de 2013

Supertaça: afinal, quem faz de Moutinho e James?

Concluída a pré-temporada do F.C. Porto, é altura de balanço e preparação para o primeiro compromisso oficial. Os dragões disputam a Supertaça Cândido de Oliveira com o Vitória de Guimarães

 
Nesta altura, surgem indícios sobre as escolhas de Paulo Fonseca para a sua versão do campeonato nacional, procurando dissipar as principais dúvidas: quem substitui Moutinho e James no onze?

Fabiano foi mais utilizado que Helton ao longo da pré-temporada mas a baliza está entregue ao guarda-redes mais experiente. Depois, surgem elementos com presença assegurada: Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Lucho, Varela e Jackson.

Fucile contabilizou bastantes minutos devido à sua capacidade para jogar nos dois flancos da defesa e deverá substituir o castigado Danilo (foi expulso em Paços de Ferreira, na última jornada da Liga) na Supertaça.

Chega então o pós-Moutinho. Fernando procura adaptar-se à nova realidade com dois médios recuados, a inversão do triângulo a meio-campo, esperando por um companheiro fixo. Defour é o principal candidato ao onze, tendo sido mais utilizado que Josué e Herrera, até ao momento.

Josué, que acompanhou Paulo Fonseca na mudança de Paços de Ferreira para o Porto, apresenta-se como o reforço com maior índice de utilização da pré-temporada. Nestas contas entra o jogo-treino com o modesto Valadares, ainda no Olival.

Mais à frente, Lucho González veste a pele de um verdadeiro 10, numa linha mais ofensiva, com Varela em um dos flancos. Faltará outro extremo para completar um tridente atacante onde Jackson é referência incontornável.

Também aqui, é uma solução interna a apresentar-se como provável para a sucessão. Kelvin foi quem mais aproveitou a saída de James Rodriguez para o Mónaco. Juan Iturbe fica ligeiramente atrás, surgindo novamente Josué como uma alternativa a ter em conta. Sem espaço a meio-campo, pode aparecer de surpresa a descair para um flanco, como acontecia na Capital do Móvel.

Juan Quintero, que abriu o apetite aos adeptos no embate com o Nápoles, é um Joker na equação. Entre os menos utilizados estão jogadores que podem deixar o plantel a breve prazo. Tiago Rodrigues e Ricardo são desejados em Guimarães, embora o extremo seja uma opção para o lado direito da defesa.

Kadu viu chegar um concorrente turco, surgindo a equipa B como parte da solução para ambos, e Diego Reyes procura espaço entre um leque de centrais sem registo de baixas até ao momento.

Nesta altura, o onze provável do F.C. Porto, tendo em conta os minutos de utilização em todos os jogos de pré-temporada, será o seguinte: Helton; Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando e Defour; Kelvin, Lucho e Varela; Jackson.

Resultados nos jogos de pré-época:

F.C. Porto-Valadares, 14-0
(Iturbe, Defour, Castro, Fernando, Varela (4), Carlos Eduardo, Josué, Lucho, Danilo, Atsu e Mangala)

MVV Maastricht-F.C. Porto, 0-6
(Varela, Ghilas, Castro, Jackson, Iturbe e Izmaylov)

Marselha-F.C. Porto, 0-3
(Izmaylov, Jackson e Iturbe)

D. Anzoátegui-F.C. Porto, 2-4
(Varela (2), Jackson e Mangala)

Millonarios-F.C. Porto, 0-4
(Danilo (3) e Jackson)

F.C. Porto-Celta Vigo, 1-0
(Jackson)

Galatasaray-F.C. Porto, 1-0

Nápoles-F.C. Porto, 1-3
(Ghilas, Fernández p.b., Licá)

Marcadores dos golos:

. Varela: 7
. Jackson: 5
. Danilo: 4
. Iturbe: 3
. Ghilas, Castro, Mangala e Izmaylov: 2
. Licá, Defour, Fernando, Carlos Eduardo, Josué, Lucho, Atsu e Fernández p.b.: 1

Tempo de utilização por atleta:

. Mangala: 490
. Lucho: 445
. Jackson: 425
. Varela: 419
. Otamendi: 401
. Alex Sandro: 396 minutos
. Danilo: 396
. Fernando: 362
. Fucile: 356
. Defour: 334
. Kelvin: 326
. Josué: 319
. Castro: 317
. Abdoulaye: 307
. Fabiano (GR): 300
. Iturbe: 299
. Maicon: 287
. Licá: 243
. Ghilas: 199
. Carlos Eduardo: 170
. Izmaylov: 158
. Herrera: 149
. Quintero: 77
. Tiago Rodrigues: 70
. Kadú (GR): 60
. Ricardo: 37
. Reyes: 29

 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: