quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Reação firme de Quaresma à boleia da Seleção

APÓS O “FILME” DA SUBSTITUIÇÃO

A célebre entrada em campo de Quaresma em Lille, na 1.ª mão do playoff da Liga dos Campeões, esteve na génese de várias visões, desde o próprio jogador a Pinto da Costa, passando por Lopetegui. A verdade é que nas semanas que se seguiram, o técnico espanhol raramente apostou no extremo como titular, uma situação que acabou por mudar lentamente, também pelo que Quaresma conseguiu fazer ao serviço da Seleção Nacional, à qual voltou a ser chamado assim que Fernando Santos sucedeu a Paulo Bento.

Golos e passes decisivos que foram importantes para Portugal, mas que tiveram um papel determinante no reencontro do extremo, de 31 anos, com os dias felizes no FC Porto.

Subir na história passo a passo

Depois de no final de novembro ter entrado na lista dos 50 jogadores com mais encontros realizados ao serviço do FC Porto, uma marca que Record assinalou, Quaresma continuou a subir posições daí para cá. Com os 199 desafios disputados, o internacional português é agora o 47.º da lista, a um do malogrado Guilhar, que jogou no FC Porto nas décadas de 30 e 40 do século passado; a dois de Jaime Pacheco (1979-84 e 1986-89) e Alfredo Murça (1974-81); e a três de Joaquim Machado, antigo médio das décadas de 40 e 50. Assim, até ao final da temporada, o Mustang entrará muito provavelmente no restrito lote dos 30 mais utilizados.

Carreira leonina perto de triplicar

Formado nas camadas jovens do Sporting, Quaresma foi um dos primeiros símbolos da qualidade da formação leonina no início do milénio, ainda antes de Cristiano Ronaldo ter surgido em cena. Naturalmente adepto de longa data do Sporting, Quaresma já em diversas ocasiões ao longo dos anos declarou a sua paixão pelo FC Porto, clube para o qual se mudou em 2004, após a aventura curta no Barcelona. A verdade é que até nos jogos disputados pelas respetivas equipas principais, Quaresma é agora muito mais dragão do que leão: disputou 74 partidas pelos verdes e brancos, quase um terço dos 199 pelo FC Porto.

in "record.pt"

Sem comentários: