terça-feira, 9 de dezembro de 2014

SEMPRE A MARCAR PONTOS COM O SHAKHTAR

FC Porto invicto frente aos ucranianos de Donetsk: em cinco jogos, conta com três vitórias e em casa ganhou sempre

​Com o bilhete há muito assegurado para os oitavos-de-final da UEFA Champions League, o FC Porto vai tentar prolongar a invencibilidade nos confrontos com o Shakhtar Donetsk, esta quarta-feira (19h45), na sexta e última jornada do Grupo H da principal competição europeia de clubes, com entradas a partir de sete euros.

Nos cinco jogos até agora disputados entre as duas equipas, os Dragões seguem invencíveis: três vitórias (uma delas na Ucrânia), dois empates e um registo imaculado nos dois encontros em casa.

O primeiro aconteceu há 30 anos, a 7 de Março de 1984, no Estádio das Antas, na primeira-mão dos quartos-de-final da extinta Taça das Taças. O FC Porto venceu por 3-2, num jogo em que chegou a estar com uma desvantagem de dois golos e que ficou marcado por uma exibição soberba de Jaime Pacheco, autor do primeiro golo portista (Frasco e Jacques marcaram os outros dois, já na segunda parte). Na Ucrânia, uma semana depois, o empate a um confirmava o apuramento dos azuis e brancos, que só viriam a cair aos pés da Juventus, na final de Basileia.

Décadas mais tarde, novo encontro com o Shakhtar, na fase de grupos da edição 2011/12 da UEFA Champions League. Mas dois jogos, mais duas vitórias. A primeira teve como palco o Estádio do Dragão (2-1), numa partida em que, curiosamente, os azuis e brancos também estiveram em desvantagem no marcador, mas em que voltariam a dar a volta. E quem não se lembra do magistral golo de Hulk, naquele livre a quase 40 metros da baliza, que permitiu o empate?

Em Donetsk, o FC Porto venceria novamente (2-0) e confirmava outra tendência no histórico de confrontos entre as duas equipas, que aliás se manteve no jogo que teve lugar em Lviv (2-2) já esta época: em média, marca dois golos sempre que defronta os ucranianos.

Assim, num jogo em que, em caso de vitória, os portistas podem igualar o recorde de pontos somados (16) em fases de grupos da UEFA Champions League, obtido em 1996/97, não faltam motivos para seguir com a máxima atenção este FC Porto-Shakhtar, o sexto da história entre os dois emblemas.


in "fcp.pt"

Sem comentários: