terça-feira, 21 de setembro de 2010

André Villas-Boas : "Percurso tem sido fantástico"


Depois da nona vitória consecutiva da época, André Villas-Boas exultava: "Estamos a ter um percurso fantástico." O técnico do FC Porto referiu mesmo que o resultado poderia ter sido ainda mais expressivo. "Sabíamos que esta deslocação era difícil, mas acabámos por conseguir não só os três pontos como fazer uma boa exibição. Poderia ter sido excelente, mas desperdiçámos muitos golos. De qualquer modo, fiquei satisfeito com o desempenho da equipa. Estamos muito fortes emocionalmente e acabámos por controlar o jogo por completo."

Villas-Boas reconhece que a sua equipa, como líder do campeonato, está submetida a grande pressão, especialmente quando os adversários directos jogam no dia anterior, como sucedeu nesta jornada. "O facto de terem jogado mais cedo poderá ter-lhes criado uma expectativa grande, na esperança de que o FC Porto escorregasse, mas isso não aconteceu. Claro que há um factor de pressão extra sobre nós por parte da comunicação social, para a qual o FC Porto tem de ganhar sempre. Mas nós sabemos lidar com isso e estamos num momento muito forte."

Ainda sobre o jogo da Choupana, o treinador portista lembrou que, se o penálti tivesse sido concretizado, a história, provavelmente, seria diferente...

"O Nacional não teria nada a perder e talvez fizesse as substituições mais cedo e poderia chegar ao 2-1, relançando o jogo. Mas conseguimos o 2-0 numa fase boa da segunda parte e acabámos por ser nitidamente superiores, ganhando com todo o mérito."

Villas-Boas revelou ainda a necessidade de gerir a fadiga no seio do seu plantel, afirmando a propósito: "Estamos a um nível muito elevado de competitividade [no plantel]. Há jogadores a ameaçar os titulares."

A finalizar, o técnico portista falou ainda dos jogos que se seguem: "Continuamos o nosso percurso rumo ao objectivo que é terminar o campeonato em primeiro lugar. e vêm aí mais jogos difíceis. O primeiro será em casa, com o Olhanense, e depois com o Guimarães, que este ano está muito forte."

André iguala Robson e Oliveira

O quinto triunfo do FC Porto no campeonato, em cinco jornadas, permitiu a André Villas-Boas igualar as séries vitoriosas de Bobby Robson e António Oliveira. O técnico inglês, um dos mentores de Villas-Boas, conseguiu na época de 1994/95 cinco vitórias consecutivas, entre a 15ª e a 19ª jornada, e Oliveira fez o mesmo, mas na temporada de 1997/98, entre a 27ª e a 31ª jornada. Igualados os dois treinadores, Villas-Boas persegue agora a marca alcançada por Jesualdo Ferreira na época de 2007/08, quando conseguiu oito triunfos nos primeiros oito jogos do campeonato. Ora, os adversários que se seguem no calendário portista são Olhanense, no Dragão, Guimarães, no D. Afonso Henriques, e Leiria, novamente em casa.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: