sexta-feira, 24 de setembro de 2010

As boas vibrações do treinador do F. C. Porto

Villas-Boas vive os jogos de forma intensa: grita, gesticula, procura o melhor ângulo para ver as jogadas e corrige os posicionamentos. Nunca está com as mãos nos bolsos. E esse comportamento irreverente já mereceu um conselho do antecessor Jesualdo Ferreira.

Quando a equipa do F. C. Porto está a jogar, André Villas-Boas nunca está sentado no banco de suplentes. Mantém-se de pé, quase colado à linha técnica e sempre em movimentos frenéticos. Vibra com as jogadas e as incidências do desafio, não pára quieto um segundo, está sempre a intervir, a falar com os jogadores e a dar conselhos. “Tem a ver com a minha frescura física e irreverência. Aos 32 anos, posso correr mais um bocadinho. São modos de expressão. O mais importante é manter a clarividência de pensamento e, se calhar, não ser deixado levar pela emoção”, explicou o técnico. E é isso que tenta fazer.

Na época passada, quando estava na Académica, o comportamento do treinador mereceu um conselho de Jesualdo Ferreira. Na altura, o F. C. Porto jogava em Coimbra, onde os estudantes estiveram a vencer por um golo. Mas os dragões empataram e, ao intervalo, houve uma discussão acesa entre o ex-adjunto portista, José Gomes, e o então treinador da Académica. A três minutos do fim, os dragões garantiram o triunfo, por 2-1, graças à pontaria Rodríguez, o que provocou um profundo sentimento de frustração no técnico.

“Recordo, amigavelmente, as palavras que Jesualdo Ferreira partilhou comigo, na época passada, depois desse jogo entre a Académica e o F. C. Porto. Disse-me que, para se manter a clarividência, é importante não se deixar levar pela emoção do jogo. São palavras válidas que registei”, conta Villas-Boas, sobre a conversa com o seu antecessor e agora treinador do Málaga. “Não é que me deixasse levar pela emoção, mas nesse jogo vi-me com hipóteses de aguentar aquele resultado de 1-1 até ao fim”. Amanhã, frente ao Olhanense, há novo espectáculo na linha lateral...

in "jn.pt"

Sem comentários: