domingo, 5 de setembro de 2010

Belluschi ascende no ocaso de Micael: «Ele dá sempre a volta»

As voltas que a vida dá. É comum dizer-se que o futebol é um mundo onde não há certezas absolutas e cada toque na bola parece querer provar a sentença. O F.C. Porto partiu para este ano, por exemplo, com várias dúvidas e algumas certezas. Uma delas dava conta da vantagem que Ruben Micael levava sobre Fernando Belluschi na luta pela titularidade. Passaram dois meses e a máxima virou do avesso.

A renovação de contrato com Belluschi é, apenas, mais um ponto a comprovar o início fulgurante do argentino que veio de uma primeira época intermitente e onde, quase nunca, conseguiu impor o seu futebol que até encantava a plateia. A titularidade na Supertaça, aproveitando a indisponibilidade física de Ruben Micael, foi o prólogo para uma obra que está a ser triunfante até ao momento.

«O Fernando está muito contente. Ao princípio custou um bocado, mas agora melhorou muito. Está completamente adaptado e como o F.C. Porto está a vencer, para ele é ainda melhor. Estava a tratar da renovação, o que é um prémio para o bom início de temporada. Até ao momento tem estado a jogar muito bem e está a jogar mais que no ano passado. O treinador dá-lhe muita confiança», vincou Marcelo Belluschi, irmão do médio do F.C. Porto, em declarações ao Maisfutebol.

Renascer das cinzas é, aliás, tarefa habitual de Belluschi, segundo explica o seu irmão. Já não é a primeira vez que o virtuoso jogador se supera quando parece esquecido: «Foi assim no River Plate e no Newells. Quando menos se espera ele dá a volta por cima. Lida bem com a pressão e dá sempre a volta. É um jogador que melhora à medida que o tempo vai passando.»

Enquanto isso, Micael espera, paciente...

No esquema habitual de André Villas-Boas só cabem três médios. Fernando e João Moutinho parecem ter lugar cativo. O lugar que falta, aquele que normalmente se dá ao homem capaz de desequilibrar no ataque, tem sido de Belluschi. Ruben Micael, que entrou em grande a meio da temporada passada e de quem se diz transportar a mística do dragão, tem de saber esperar. E o médio português está ciente mas não conformado, como afirma Ilídio Freitas, padrinho de Ruben, ao nosso jornal.

«O Ruben vem de uma lesão e ainda precisa de recuperar a melhor forma. Ele sabe que em equipa que ganha não se mexe. O F.C. Porto está a ganhar, o treinador vai mudar para quê? O Ruben está consciente de tudo, está a trabalhar e a aguardar uma oportunidade, até porque já não é um desconhecido do público e da casa», recordou.

Os números dizem que Jesualdo Ferreira quase nunca prescindiu de Ruben Micael desde que este se mudou para a Invicta a meio da temporada passada. André Villas-Boas, para já, tem preferido Belluschi. Mas a mudança de timoneiro não teve influência no rendimento do argentino, garante o irmão. A rotina de vitórias é que veio ajudar.

«O novo treinador? Sim, está a gostar muito, mas ele não tinha problemas com o anterior. Só que agora a equipa está a ganhar e fica tudo mais fácil. E quando se está contente também se joga melhor», afirmou Marcelo Belluschi.



Belluschi e Ruben Micael em números:

Fernando Belluschi, 2009/10

35 jogos com a camisola do F.C. Porto
27 jogos como titular
8 jogos como suplente utilizado
5 golos (3 no campeonato, 1 na Taça de Portugal e 1 na Taça da Liga)



Fernando Belluschi, 2010/11

6 jogos com a camisola do F.C. Porto
5 jogos como titular
1 jogo como suplente utilizado
2 golos (1 no campeonato e 1 na Liga Europa)



Ruben Micael, 2009/10

18 jogos com a camisola do F.C. Porto
17 jogos como titular
1 jogo como suplente utilizado
2 golos (ambos na Taça de Portugal)



Ruben Micael, 2010/11

3 jogos com a camisola do F.C. Porto
1 jogo como titular
2 jogos como suplente utilizado
0 golos

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: