quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cinquentenário de Falcao


O Braga vai apadrinhar o jogo 50 de Falcao com a camisola do FC Porto, em todas as competições. Quase 13 meses depois de se ter estreado - em Paços de Ferreira - com a enorme responsabilidade de substituir Lisandro no ataque dos azuis e brancos, Falcao não só fez esquecer o argentino como se tornou no melhor estreante de sempre do clube, atendendo aos golos marcados no início: apontou oito golos nos primeiros nove jogos pelo FC Porto.

A partida com o Braga será, por isso, especial para Falcao, surgindo na semana em que voltou à selecção da Colômbia. Tudo elementos motivacionais para o avançado de quem os adeptos esperam golos para repetir o triunfo alcançado na época passada diante do Braga. Nesse jogo, Falcao fez dois dos cinco golos com que os portistas golearam os minhotos que, nessa 20ª jornada, perderam a liderança do campeonato para o Benfica.

Desde que chegou a Portugal, Falcao falhou apenas oito jogos oficiais do FC Porto e dos 49 em que foi utilizado só em cinco ocasiões não foi titular. Dito de outra forma, o colombiano participou em 84,4 por cento dos compromissos, tendo o pleno na presente temporada. No ano passado, falhou a Supertaça porque ainda não estava inscrito, foi poupado em dois jogos da Taça de Portugal e três da Taça da Liga e ficou de fora duas vezes no campeonato: uma por opção de Jesualdo Ferreira e outra por castigo.

Nestes 49 jogos, Falcao marcou 38 golos, o que dá uma fantástica média de quase um por partida. Nos últimos cinco jogos em que participou na época passada - falhou a 29ª jornada por castigo - marcou sempre, naquela que é a sua melhor série.

Falcao já marcou de todas as maneiras e feitios: de cabeça, com o pé direito, com o esquerdo, de calcanhar e de pontapé de bicicleta. O que lhe falta, afinal? Duas coisas: facturar na Taça da Liga e fazer um hat trick. Já bisou nove vezes, mas nunca conseguiu fazer três golos no mesmo jogo.

Estreou-se a marcar com o Paços e fez do Benfica a última vítima

Falcao começou cedo a fazer esquecer Lisandro, iniciando a sua carreira de "goleador em série", em Portugal, com um golo ao Paços de Ferreira, na estreia, no campeonato. Na Champions abriu a sua contagem pessoal com um golo à Madjer e elegeu, mais tarde, o golo de bicicleta ao Marítimo como o seu golo mais bonito. Na Supertaça, o Benfica também passou a fazer parte do seu quadro de adversários abatidos.

COMENTARIO

Falcao unânime


Por: JORGE MAIA

Se o leitor fizer o favor de espreitar o quadro que publicamos na página aqui ao lado verá que, de acordo com o Termómetro O JOGO/Eurosondagem, a maioria dos portugueses considera Falcao o melhor jogador do campeonato até ao momento, à frente de jogadores da qualidade de Fábio Coentrão, Hulk ou David Luiz. De resto, o colombiano acumula essa distinção com outra: a de ser considerado o mais provável vencedor do título de melhor marcador da prova, com vantagem sobre Cardozo e Liedson. Resultados significativos, mais ainda se sublinharmos que, dos mais de mil entrevistados, 39 por cento confessaram ser adeptos do Benfica, 29 por cento do Sporting e apenas 19 por cento do FC Porto. A prova, afinal, de que a qualidade de Falcao resiste à cegueira histérica induzida pelas preferências clubísticas de cada um. Percebe-se porquê. Pela personalidade do colombiano, avesso a polémicas. Pela sua generosidade e espírito de sacrifício em campo, que alguns adversários exploram literalmente até ao tutano dos ossos. Mas também pelo instinto goleador. Afinal, como dizia alguém, numa adaptação livre de uma frase feita, Deus perdoa, Falcao não.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: