quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Souza e a luta no meio-campo: «Assim crescemos muito»


Souza foi um dos reforços do F.C. Porto para a temporada 2010/11 mais desconhecidos do grande público. O médio que os dragões descobriram no Vasco da Gama, do Brasil, chegou discreto mas foi ganhando confiança a ponto de ser, quase sempre, uma das primeiras soluções de André Villas-Boas quando quer mexer com o jogo.

Apesar da regularidade apresentada, Souza garante que não vive obcecado com a titularidade. Aliás, durante a conversa com os jornalistas nesta quarta-feira, o brasileiro até estranhou a pergunta sobre uma eventual entrada no onze. «Foi titular que você disse?», questionou, antes da resposta propriamente dita.

«É como eu digo, estou sempre preparado para entrar. Estas semanas sem competição acabaram por ser boas semanas de treino, deu para dar um pouco mais de gás. Quando há um jogo atrás do outro fica difícil treinar, agora tivemos mais recuperação. Esta semana foi muito boa para treino. Quem entrar vai cumprir com as obrigações e vamos sair vitoriosos», afirmou.

Apenas João Moutinho, de entre os reforços, tem sido mais utilizado por Villas-Boas neste início de temporada. Souza acha que é uma fase, apenas: «Isso é a opção o treinador. No momento está a optar mais por mim e pelo Moutinho, mas isso vai rodando. Daqui a pouco pode ser o Walter ou o James. O que interessa é que estejamos todos preparados para ajudar quando formos utilizados.»

O F.C. Porto possui várias opções para a linha média e a luta por um lugar nos três que Villas-Boas habitualmente utiliza tem sido feroz. Nada que o médio não estivesse à espera, ainda por cima «num grande clube» como o F.C. Porto.

«Vai existir sempre concorrência. É bom para o clube e bom para nós que crescemos muito. Está a haver uma boa competição entre nós, uma competição saudável. Graças a Deus tenho ganho o meu espaço no clube e na equipa», resumiu.

O F.C. Porto-Sp. Braga é o primeiro jogo grande da Liga 2010/11. A formação arsenalista continua a justificar o estatuto, surgindo no Estádio do Dragão como segundo classificado do campeonato. A equipa de André Villas-Boas, por seu turno, lidera a competição.


Souza chegou este ano a Portugal mas já está a par da realidade do Sp. Braga. O médio brasileiro fala da recepção a «um clube grande», apostando uma vitória para cavar um fosso de cinco pontos para a formação arsenalista.

«Só temos dois pontos de vantagem. Se vencermos, ficamos com cinco e isso seria muito bom. Mas é muito cedo para falar em arranque para o título. Moralmente, seria muito bom. Qualquer vitória já é boa, ainda para mais frente a um clube grande como o Sp. Braga. Abrindo uma diferença de cinco pontos, melhor ainda», considera o jogador.

Contratado ao Vasco da Gama neste defeso, Souza tem provado ser uma alternativa válida para o sector intermediário dos dragões. O jogador brasileiro foi confrontado com a gorda vitória do F.C. Porto na recepção ao Sp. Braga (5-1), na época passada. Seria bom repetir, admite, mas qualquer resultado que redunde no triunfo azul e branco já encantará os líderes.

«Fiquei a saber esse resultado, ficou cinco, não é? Claro que cada ano é um ano, mas vamos tentar tudo para conseguir a vitória, independentemente dos números. Seria bom repetir esse resultado, mas nem que seja por 1-0, será bom. Queremos é sair do jogo com os três pontos», garantiu.

Souza enaltece o valor do adversário, embora acredite que este não será o jogo mais complicado do F.C. Porto até ao momento: «Mais difícil? Não. Vai ser tão difícil como contra o Benfica ou o Genk. Temos de estar preparados para este jogo difícil. É uma equipa muito qualificada, tem ganho bons jogos. Fez quatro golos em Sevilha, o que é muito difícil, tem-se mostrado qualificada e creio que vai ser um grande jogo.»

«No Sp. Braga, destaco a união que eles têm tido, a garra e a força que mostraram ao se qualificarem para a Liga dos Campeões. Eles sabem a qualidade que têm e nós também sabemos», concluiu o médio.


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: