segunda-feira, 25 de outubro de 2010

F. C. Porto pode chegar aos 3500 pontos no 150.º jogo no Dragão


O F. C. Porto-União de Leiria é mais do que um simples jogo de futebol. Será o 150.º desafio oficial dos azuis e branco no Estádio do Dragão, onde hoje a equipa orientada por Villas-Boas pode ultrapassar a barreira dos 3500 pontos, na soma de todos os campeonatos.

O F. C. Porto recebe esta noite o União de Leiria (20.15 horas, Sport TV1), no jogo de encerramento da oitava jornada. Mas não será um desafio qualquer. O líder do campeonato, a única equipa sem derrotas na prova, vai disputar o 150.º jogo oficial no Estádio do Dragão, seis anos depois de o mesmo adversário ter inaugurado o recinto em jogos a sério. Uma feliz coincidência entre dois opositores que respiram confiança e uma solidez de processos em toda a linha, motivos suficientes para as expectativas estarem em alta e o encontro prometer emoções fortes.

A contabilidade no Dragão é clara: 106 vitórias para o F. C. Porto, 29 empates e 14 derrotas. Hoje, os azuis e brancos procuram mais um triunfo e diante de um adversário que não costuma causar grande mossa nem muitas cócegas. A contabilidade é simples: 15 vitórias e um empate a reforçar o favoritismo de uma equipa animada pela estrondosa vitória no terreno do Besiktas (3-1), a contar para a Liga Europa, e que está num plano de confiança muito elevado.

Fucile de regresso ao onze

Esta noite, no dia em que faz dois anos que o F. C. Porto perdeu em casa pela última vez no campeonato (diante do Leixões, por 3-2), o conjunto orientado por André Villas-Boas pode ultrapassar a barreira das 3500 pontos na contabilidade total de todos os campeonatos. Neste momento, os dragões somam 3499 pontos em 77 presenças no principal escalão, estão na segunda posição do ranking atrás do Benfica e à frente do Sporting. Os encarnados têm 3549 pontos, enquanto os leões garantem 3345. É mais um dado interessante a fazer aumentar o interesse do desafio.

Na lista de convocados do F. C. Porto, o treinador prescindiu de Sapunaru, Guarín e Ukra, todos por opção técnica, e chamou Souza e James Rodríguez, dois jogadores que não tinham integrado as escolhas na deslocação à Turquia. Parece claro que vai fazer algumas alterações no onze e apostar a equipa que mais garantias dá. Sendo assim, o lateral Fucile tem a via aberta para ocupar o lado direito da defesa, ocupando a vaga deixada por Sapunaru. Terá a oportunidade de se redimir da expulsão no terreno do Vitória de Guimarães, onde os dragões averbaram um empate (1-1) que interrompeu a espectacular série de 21 triunfos seguidos dos portistas.

No centro da defesa, onde o técnico tem rodado as opções, subsiste a dúvida entre Otamendi e Maicon, depois de o brasileiro ter sido expulso diante do Besiktas. Enquanto no ataque, é provável que Varela regresse ao onze para formar com Hulk e Falcao o habitual tridente. A dança dos golos também passa por eles...

in jn.pt"

Sem comentários: