quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Moutinho e Varela nas opções


Quem os viu a correr e a saltar ficou com poucas dúvidas: João Moutinho e Varela estão bem e recomendam-se a André Villas-Boas. Se a disponibilidade de Moutinho para Alvalade era um dado adquirido, porque a paragem da véspera tinha sido apenas uma medida preventiva, testemunhar a evolução de Varela acabou por ser o dado mais relevante. O problema muscular que o obrigou a sair na primeira parte do jogo com o Portimonense e a falhar a deslocação de Taça a Moreira de Cónegos parece ultrapassado. Sabia-se que o extremo já participara de forma limitada no treino de terça-feira, mas só ontem se viu que essas limitações, que continuaram assinaladas no boletim clínico, não o excluíram de nenhum dos exercícios de aquecimento, alguns deles a puxar os músculos até ao limite.

Varela correu, saltou, sprintou, ziguezagueou e travou. Enfim, fez tudo o que, em teoria, é humanamente desaconselhável a quem quer evitar rasgar um músculo. E, sendo assim, o mais certo é que também ele seja incluído nas escolhas de Villas-Boas para Alvalade, superando o diagnóstico inicial, que sugeria uma paragem mais prolongada. As reservas que surgem na informação clínica disponibilizada podem resultar da necessidade de acautelar qualquer recaída, como determina o bom senso dos problemas musculares. Hoje, quando antecipar o clássico em conferência de Imprensa, Villas-Boas deve ser mais taxativo sobre a aparente disponibilidade de Varela e, mais concretamente, sobre a viabilidade de o utilizar sem restrições. Aliás, nos dois dedos de conversa que ontem trocou com António Dias, recuperador-físico da equipa, esse poderá ter sido um dos assuntos discutidos, assim como a completa e inequívoca recuperação de Fernando.

Juntando tudo - que é como quem diz juntando Moutinho, Fernando e Varela -, o onze mais rotinado do FC Porto vai ganhando corpo para Alvalade. A ala esquerda, que chegou a ser uma dor de cabeça para Villas-Boas depois de ter perdido Varela e Álvaro Pereira em menos de uma semana, pode afinal não ter passado de um susto. Para já, como se pode ler mais baixo, a questão parece resumir-se a Álvaro Pereira, a quem ninguém pôs ainda a vista em cima.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: