quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Champanhe no congelador

Com o apuramento para a próxima fase da Liga Europa garantido depois do empate contra o Besiktas, no Dragão, o jogo de hoje com o Rapid de Viena serve, em primeira instância, para o FC Porto tentar garantir, desde já, o primeiro lugar no Grupo L. Claro que ainda há mais um jogo para disputar no Dragão, frente ao CSKA de Sófia, mas André Villas-Boas não é de deixar para amanhã o que pode resolver já hoje e, por isso mesmo, o mais provável é que o FC Porto se apresente no Ernst-Happel com uma equipa capaz de reeditar o triunfo memorável que os portistas conquistaram ali mesmo, em 1987, quando o estádio ainda dava pelo nome de Prater.

Aliás, a memória da primeira grande conquista europeia dos portistas está bem presente neste regresso a Viena, marcado pelo convite aos heróis de 87 que voltaram a pisar aquilo que para muitos adeptos do clube é terreno sagrado.

Quanto à equipa actual, há mudanças anunciadas no onze, nomeadamente a entrada de Otamendi para o lugar que costuma ser ocupado por Maicon no eixo da defesa e a utilização de Fucile à esquerda, onde normalmente joga Álvaro Pereira - lesionado - e por onde também passou Emídio Rafael - não está inscrito na Liga Europa. Novidade, se lhe podemos chamar assim, apenas a entrada de Rúben Micael para o meio-campo, permitindo poupar Belluschi a mais 90 minutos de desgaste. De resto, o FC Porto do costume, desde logo no ataque, onde Hulk, Falcao e Varela tratarão de garantir que a Liga Europa deixa de ser uma preocupação, pelo menos até Fevereiro. Assegurando, pelo caminho, que a equipa mantém o estatuto de única formação ainda invicta no futebol europeu, objectivo que André Villas-Boas já afirmou pretender estender, pelo menos, até à paragem de Natal. Para o conseguir, para além de derrotar o Rapid, que até chega ao jogo de hoje moralizado pela vitória sobre o Áustria no dérbi de Viena, o FC Porto terá de resistir ao frio que mantém a capital austríaca uma boa mão-cheia de graus abaixo de zero.

E não há nada como um bom jogo de futebol para aquecer...

18h00

SPORTTV 1

Estádio Ernst Happel

in "ojogo.pt"

Sem comentários: