segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

F. C. Porto: Fucile na esquerda


A lesão grave contraída por Emídio Rafael deixa o treinador do F. C. Porto sem defesas esquerdos de raiz para o jogo com o Benfica. A solução pode passar por colocar Fucile na asa canhota, uma posição bem conhecida do internacional uruguaio.
O F. C. Porto já começou a preparar o clássico com o Benfica (depois de amanhã, 20.30 horas, Sport TV1), da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Um jogo quente pela rivalidade entre os intervenientes e que vai implicar mudanças forçadas no sector defensivo dos dragões. André Villas-Boas tem Álvaro Pereira lesionado e viu, anteontem, Emídio Rafael reforçar o lote dos indisponíveis. Portanto, existem fortes possibilidades de Jorge Fucile ser desviado para a esquerda, uma posição na qual se distinguiu durante o consolado do técnico Jesualdo Ferreira.
Esta época, o jogador foi utilizado por duas vezes naquela faixa, frente ao Rapid de Viena, na Liga Europa, e diante da Naval, em jogo do campeonato. O treinador prefere colocá-lo na asa direita da defesa, a sua posição de raiz, mas tudo indica que terá de desviá-lo para o lado contrário do campo, onde também tem rotinas tácticas bem criadas e uma experiência acumulada que pode ser uma mais-valia para a equipa. Sobretudo diante de um adversário credenciado como os encarnados.
Nos próximos tempos, Fucile será o mais sério candidato a fazer aquele lugar e tem uma oportunidade para se fixar no onze, depois de ter estado na sombra pela excelente temporada protagonizada por Sapunaru. É que Emídio Rafael não irá jogar mais até ao final da temporada e Álvaro Pereira ainda tem algum tempo de recuperação pela frente, na sequência de uma intervenção cirúrgica ao ombro esquerdo.

Sereno também dá garantias

Mesmo assim, o treinador também tem outras opções válidas e que podem fazer o lugar. Além do internacional uruguaio, conta com Sereno, defesa central que joga em qualquer uma das alas como se viu no compromisso com o Gil Vicente, em jogo da Taça da Liga. Aliás, chegou a actuar assim no campeonato espanhol, quando defendeu as cores do Valladolid, durante a temporada passada. São soluções que deixam André Villas-Boas bastante tranquilo e fazem com que o F. C. Porto não tenha a urgência de ir ao mercado contratar um defesa esquerdo. A não ser, claro, que haja uma surpresa de última hora...

in "jn.pt"

Sem comentários: