sábado, 8 de janeiro de 2011

F.C. Porto-Marítimo (antevisão): atracar à segunda na Madeira

Dragões querem fazer Marítimo pagar pela ousadia do rival


Enviar para a Madeira a factura que de lá chegou. Será este o pensamento que passa pelos homens de André Villas-Boas sedentos de corrigir em campo o desaire da Taça da Liga com o Nacional, o primeiro do treinador desde que orienta o F.C. Porto. Na última jornada da primeira volta, os dragões querem voltar a encarrilar no trilho do sucesso. A resposta terá de ser dada este sábado (19h15).

Pela frente estará o vizinho do «criminoso». O Nacional roubou a invencibilidade portista. Segue-se outra equipa da Madeira, com a ânsia de colocar pimenta na ferida azul e branca. É que um início moralizador pode trair a confiança dos portistas que, certamente, vão entrar desejosos de mostrar cedo que o último jogo foi pormenor e não problema. O objectivo volta a ser atracar a nau azul e branca no porto da Madeira. À segunda tentativa, espera-se sucesso.

Ao Marítimo resta tentar evitar o cenário de 2004. Então com José Mourinho ao leme, o F.C. Porto recebeu os madeirenses depois de ter sido terminada a sua série de vitórias, na altura pelo Gil Vicente. Um golo de Ricardo Carvalho colocou a equipa, de novo, na rota dos triunfos. História vencida ou história repetida?

Mariano, dez meses depois

O título de campeão de Inverno com tudo (ou nada) que vale, já não escapa a André Villas-Boas, apesar de esta ser a última ronda da primeira volta. Ao contrário das últimas semanas do ano, o F.C. Porto entra em campo primeiro que o Benfica. Os dragões responderam sempre quando os homens de Jorge Jesus colocaram a diferença nos 5 pontos. Porque não, agora, vencer, aumentar para 11 pontos e ficar à espera do que as águas façam em Leiria?

Os dragões atravessam alguns problemas com lesões. Não há Falcao, não há Alvaro Pereira, nem sequer Fucile ou Rodríguez. Mas apareceu Mariano, convocado pela primeira vez, e trouxe consigo Varela e Fernando. Para o onze? Uma dúvida que só será dissipada com o aproximar do apito inicial.

regresso do extremo argentino, um dos capitães de equipa, é mesmo a grande novidade do lado azul e branco. Passaram quase 10 meses desde a última presença, em Coimbra, precisamente frente a...André Villas-Boas. Ambos do mesmo lado da barricada, tentarão trazer o sucesso para junto de quem o passeou desde Agosto.

Tentar o inédito sem Kléber

O Marítimo, que na semana passada perdeu na Luz por 2-0 para a Taça da Liga, vai tentar fazer de uma assentada o que ainda não conseguiu este ano e o que nunca conseguiu: travar um dos grandes e vencer na casa do F.C. Porto. Como será agora?

Pedro Martins não conta, ainda, com uma das figuras do último defeso: Kléber. O brasileiro, que poderá rumar ao Dragão na próxima época, ainda não assentou no presente ano e, apesar dos quatro golos apontados, ainda não é uma aposta efectiva dos insulares, devido às lesões que o apoquentam. O ataque deverá ser entregue assim ao trio formado por Djalma, Marquinho e Baba. 

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Rafa; Guarín, João Moutinho e Belluschi; Varela, Walter e Hulk.

Suplentes: Kieszek, Maicon, Fernando, Souza, Rúben Micael, Mariano e James.

MARÍTIMO: Marcelo; Ricardo Esteves, Roberge, Robson e Luciano Amaral; Rafael Miranda, Roberto Sousa e Tchô; Marquinho, Baba e Djalma.

Suplentes: Marafona, Alonso, Luís Olim, João Guilherme, Sidnei, Cherrad e Heldon


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: