segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O FC Porto um a um

A ESTRELA: Hulk 8

O homem está imparável e desta vez não foi à bomba

Não houve ópera no Dragão, mas a pouco menos de dois meses do Carnaval, os adeptos receberam uma aula de samba oferecida pelo suspeito do costume: Hulk, que voltou à grande forma e já marca há cinco jogos consecutivos. Desta vez, acrescentou dois golos na conta pessoal em mais um jogo em que foi absolutamente decisivo para a conquista dos três pontos. Já leva 16 tentos em 15 jogos do campeonato e destaca-se cada vez mais na liderança dos artilheiros. Marcou com dois remates colocados com o pé esquerdo: o primeiro sem preparação, após assistência de Belluschi; e o segundo aproveitando uma oferta de Orestes para, na cara de Salin, desviar-lhe a bola. Encontrou em Falcao o parceiro ideal para as combinações, assinando lances colectivos muito bem conseguidos.


Helton 6
Duas enormes defesas na segunda parte, altura em que a Naval foi mais atrevida, a remates de longe de Edivaldo e João Pedro. Foi enganado por Gomis na grande penalidade. Sempre atento e rápido nas reposições de bola.

Sapunaru 5
Sentiu algumas dificuldades para acompanhar Daniel Cruz e foi obrigado a fazer várias faltas. Contudo, não comprometeu. No ataque, surgiu várias vezes com espaço, mas os cruzamentos não saíram como pretendia.

Rolando 6
Discreto e eficaz, ainda que tenha feito um mau corte para a frente na segunda parte, permitindo um remate perigoso da Naval. Foi quase imperial nas alturas e ainda procurou os lançamentos em profundidade sempre que via um companheiro desmarcado.

Otamendi 7
O patrão da defesa, inexcedível na entrega. Disputou todos os lances como se a vitória dependesse deles e a ânsia foi tanta que aos 35' permitiu que Fábio Júnior cometesse uma "maldade" num contra-ataque, deixando-o pregado ao chão.

Fucile 4
Ficou ligado ao primeiro golo pela forma rápida como repôs a bola ; procurou apoiar Varela, mas nem sempre tomou as melhores decisões. A defender borrou a pintura pelo espaço que concedeu nas costas e pela forma displicente como cometeu grande penalidade sobre Gomis. Não teve influência na contabilidade do campeonato, mas provou que precisa de manter os níveis de concentração sempre elevados.

Guarín 6
Melhor nas tarefas defensivas - no apoio aos centrais - do que nas transições ofensivas. Aos 39' tentou dar de calcanhar e entregou a bola a Fábio Júnior que conduziu um contra-ataque perigoso. Tentou voltar a ser feliz com dois remates de longe, mas a bola saiu alta e, depois, ao lado.

Belluschi 6
Melhor nos passes do que nos remates, que saíram ou fracos ou sem direcção. E tentou várias vezes. Compensou com duas boas aberturas, uma das quais oferecendo o golo a Hulk, no lance mais bonito do jogo.

João Moutinho 7
Fantástica primeira parte, impondo um ritmo fortíssimo com passes de ruptura que isolaram Hulk, Varela ou Falcao em diversas ocasiões. Baixou a cadência depois do intervalo, tendo assumido uma atitude mais posicional, mas importante nas tarefas defensivas.

Varela 6
Teve nos pés a oportunidade de abrir a contagem mas foi incapaz de, na cara de Salin, rematar ou fintar, atirando-se depois para o chão. Compensou o erro mais tarde quando deixou Gomis para trás e ofereceu de bandeja o golo a Falcao. Arrancou ainda alguns cruzamentos, mas precisa de ganhar mais algum ritmo.

Falcao 7
Regresso aos relvados e aos golos, um dos mais fáceis da carreira visto que só teve de encostar para a baliza deserta. Esteve perto de bisar um par de vezes, mas Salin não permitiu. Trabalhou muito fora da área e foi um excelente parceiro de Hulk, ajudando a dizimar a defesa navalista.

James 5
Deixou-se apanhar em fora-de-jogo algumas vezes e fez três cruzamentos. Uma entrada que pouco mudou no jogo.

Fernando 5
Bom corte de cabeça na área aos 77'. Acrescentou mais alguns minutos na busca pela forma ideal.

Mariano -
Sete minutos em campo mais para ganhar moral do que outra coisa.

Sem comentários: