sábado, 1 de janeiro de 2011

Seleccionador aprova argentinos

Portugal e Argentina encontram-se dia 9 de Fevereiro no Estádio Emirates, em Londres, num jogo que já mexe com as emoções de um lado e do outro do Atlântico pela perspectiva de mais um duelo entre Cristiano Ronaldo e Messi. Os dois melhores jogadores do mundo, líderes de Real Madrid e Barcelona, são também as estrelas de Portugal e Argentina, duas equipas que partilham outras semelhanças. Por exemplo, ambas venceram a Espanha campeã do mundo, nos últimos meses, por números semelhantes: a Argentina por 4-1 e Portugal, como todos nos recorda- mos, por 4-0. E como é de semelhanças que se fala aqui, ambas o conseguiram depois de sofreram trocas nas respectivas equipas técnicas: Paulo Bento ficou com o lugar de Carlos Queiroz, e Maradona deu a vez a Sérgio Baptista. E foi com o actual seleccionador argentino que O JOGO falou sobre o encontro com Portugal, mas também sobre os argentinos que actuam no campeonato português e aos quais o técnico se mantém atento.

Em Londres, Sergio Batista espera poder participar "num jogo lindo". "Para além do Cristiano Ronaldo, que é a grande figura, Portugal tem outros jogadores interessantes, que jogam bom futebol e cuidam da bola como nós, argentinos, gostamos de ver. Já o demonstraram contra a Espanha, com muita pressão e velocidade", começou por referir. Com mais de um mês pela frente até ao jogo, Sergio Batista explica que ainda não pensou na lista de convocados para o jogo, mas sempre vai adiantando que deverá contar quase exclusivamente com "emigrantes". "Ainda falta algum tempo, mas vamo-nos reunir em breve para elaborar a convocatória para esse amistoso. Na Argentina, o campeonato está prestes a arrancar, pelo que deveremos actuar com os jogadores que estão na Europa." E não falta por onde escolher. "Por sorte, temos muitos futebolistas para ver, seguir e convocar. O que disse aos meus colaboradores, e é parte do nosso projecto, é dar oportunidades a todos os que as mereçam. Este é um trabalho a longo prazo, o nosso objectivo é que a Argentina seja campeã do mundo em 2014. Claro que antes temos a Copa América na Argentina e também a queremos ganhar, mas há que fazer projectos e estar preparado. Por isso, a nossa ideia é ter um segundo grupo com futebolistas menores de 25 anos, aproximadamente, que possamos avaliar de forma contínua." Uma porta de entrada na selecção argentina, pois, para vários jogadores, alguns dos quais a brilhar no campeonato português.

"Otamendi tem perfil de líder"

"O Otamendi surpreendeu-me. Não o conhecia muito bem, porque ele teve uma aparição muito rápida, e surpreendeu-me a sua maturidade, apesar de ser muito jovem. É um jogador muito esclarecido, um grande profissional, muito aplicado e com uma personalidade importante. Essas são características que o vão ajudar a triunfar em qualquer lugar onde jogue. Tudo isso para além das condições tremendas que tem em termos futebolísticos e que acumula com o perfil de líder."

"Gaitán é muito habilidoso"

"O Gaitán é um futebolista que sempre me agradou, muito habilidoso e com um grande futuro. Já o integramos nas últimas convocatórias. O problema, no seu caso, é que joga numa posição onde temos o Messi. Mas o Nico é um jogador jovem, que está a dar os primeiros passos na Europa, e queremos mantê-lo por perto. Estive com ele em Portugal e achei-o muito satisfeito. Está feliz por lá."

"Belluschi vai continuar a crescer"

"Acompanhamos todos e se estão a jogar ao nível que consideramos ideal, claro que serão convocados. É o que se passa com Belluschi; sabemos bem do rendimento que está a ter com o FC Porto. A continuidade dos jogadores nos seus clubes é fundamental para eles, e ele está a consegui-la agora. Seguramente vai continuar a crescer. Por sorte, como dizia no início, a Argentina tem muitos jogadores por todo o mundo, e a ideia é estar perto deles, ver como evoluem e dar-lhes oportunidades."

"Salvio e Jara vão ter oportunidade"

"Também me reuni com o Jara e o Salvio. São dois jogadores que conheço das selecções juvenis e sei o que nos podem dar. É importante para eles jogar e ter continuidade no Benfica. Para o Salvio, por exemplo, a mudança foi muito positiva, porque em Espanha não estava a jogar e agora começou a trabalhar com outra regularidade; e não foi para um clube qualquer, mas para o último campeão português. Disse-lhes que continuem a trabalhar, que vamos segui-los e, se estiverem bem, vão ter uma oportunidade."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: