sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O FC Porto um a um

A ESTRELA

Rolando 8
Enorme nas duas áreas

Cortou tudo e mais alguma coisa, de cabeça, com os pés, antecipando as jogadas, ganhando na luta ombro a ombro... Evidenciou grande leitura de jogo para se colocar a preceito, recuperou, interceptou e respondeu sempre à altura da pressão exercida pelo adversário. Aos 18' teve uma intervenção primordial sobre Luís Fabiano, tirando-lhe a bola na hora certa, aliás tal como fez sobre Kanouté (30'). Se já tinha feito a diferença na defesa, Rolando ainda foi ao ataque tirar partido de um livre para abrir o primeiro buraco no porta-aviões sevilhano. Numa noite de gala do central do FC Porto, nunca será demais lembrar que teve pela frente Luís Fabiano e Kanouté, avançados que pesaram muito em cima da defesa azul e branca e dos centrais em especial.

Helton 7
Se as vitórias começam na defesa, então Helton cumpriu na íntegra, com três intervenções de altíssimo nível, que evitaram golos do Sevilha. Primeiro num remate de Navas (38'), a seguir, num cabeceamento de Luís Fabiano (67') e, por fim, num grande disparo de Negredo (77').

Sapunaru 6
Não se aventurou muito no ataque, porque o Sevilha insistiu bastante pelos flancos. Solidário a defender e a fazer as dobras, travou alguns cruzamentos na origem e nunca virou a cara à luta.

Otamendi 7
Outra das maiores exibições da noite. Só não travou o cabeceamento de Kanouté no golo do Sevilha, lance em que parece haver falta do jogador africano. De resto, foi uma sombra dos dois avançados adversários, aos quais ganhou lances de cabeça e tirou bolas que evitaram males maiores - a Fabiano aos 6' e a Kanouté aos 10' e 20'.

Fucile 7
Muito difícil a noite de Fucile, tal a pressão de Cáceres, Navas e, mais tarde, de Negredo. Teve muito trabalho e sofreu para segurar a pressão pelos flancos do Sevilha. Aos 37' fez uma dobra preciosa a Otamendi e evitou que Luís Fabiano pudesse semear o pânico na área portista.

Fernando 6
Com a pressão do Sevilha no meio-campo e o perigo que surgiu dos flancos, viu-se obrigado a encostar nos centrais para ajudá-los. Exibição sacrificada e uma certa dificuldade para sair com a bola, porque não teve espaços para isso.

Belluschi 6
Outra exibição sacrificada em tarefas defensivas, tentando fechar no meio. Esteve bem no auxílio às recuperações, mas distraído com a bola nos pés, deixando que o adversário lha roubasse em várias ocasiões, e pouco esclarecido no passe.

João Moutinho 5
Esta não será seguramente uma exibição para recordar. Passou por muitas dificuldade para engrenar o último passe e fazer a diferença. Lutou, é verdade, mas faltou-lhe ser o médio esclarecido, capaz de passes de ruptura bem medidos para isolar os avançados.

Varela 5
Este jogo não era para ele, porque não teve espaços nos flancos, não conseguiu ganhar bolas e acabou por perder-se com ela. Para além disso, sentiu muitas dificuldades a defender.

James Rodríguez 6
Foi dos pés dele (24') que saiu o primeiro e verdadeiramente único sinal de perigo do FC Porto na primeira parte, quando obrigou Palop a uma defesa enorme, na sequência de um cabeceamento de Otamendi, que o guarda-redes espanhol sacudira a soco. Depois, sofreu a falta para o livre que marcou e que deu origem ao primeiro golo portista.

Hulk 5
Um livre perigoso (73') que Palop sacudiu por cima da trave, foi pouco. Até ali mal se vira. Perdido no eixo, entre os centrais, procurou espaços trocando de posição várias vezes, mas sem consequências práticas.

Rodríguez 6
Entrou para o lugar de James (58') e fez a diferença no lance de que haveria de resultar o segundo golo do FC Porto, insistindo na pressão sobre Palop, tentando o remate, até a bola sobrar para Guarín marcar.

Guarín 6
Substituiu Varela tarde (69') e começou por tirar uma bola perigosa da área (80'). Depois esteve no sítio certo para marcar e consumar a vitória do FC Porto (85').

Álvaro Pereira 5
Regressou quase dois meses depois - não jogava desde 19 de Dezembro, em Paços de Ferreira, onde se ressentiu da lesão no ombro que obrigou à operação. Apoiou Fucile, que tinha de se haver com Negredo e Navas.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: