domingo, 6 de março de 2011

Deca está mais perto

Foi na 11ª jornada, quando foi humilhado em Viana do Castelo, que o FC Porto perdeu a liderança para o Benfica. Recuperou-a ontem, na 21ª ronda, depois de, em sua casa, ter provado que não abdica de lutar pelo décimo título consecutivo e igualar o Benfica em número de títulos (20). A vitória de ontem permitiu ao eneacampeão somar 55 pontos e assumir as rédeas do campeonato, pois, apesar da igualdade pontual com o Benfica, tem a vantagem de também ter vencido na Luz.

Não ficaram dúvidas, ontem, da superioridade portista em rinque. Competentes na defesas, rigorosos na organização ofensiva, os dragões ganharam uma vantagem importante antes do intervalo (4-1), que seria atacada pelos homens de Luís Sénica, especialmente com as acções de Caio, já na segunda parte. Durante algum tempo, o FC Porto deixou-se manipular pelo adversário, que abriu a defesa dos azuis e brancos, reduzindo para 4-3. Quando chegaram as décimas faltas, Reinaldo Ventura facturou (5-3), mas Caio não bateu Edo Bosch, moralizando ainda mais os anfitriões, que podiam ter quebrado com o golo surpreendente de Valter Neves (5-4), mas superaram o desafio nos dez minutos finais. Nota para um lance de Valter Neves em que o Benfica reclama golo - seria o empate -, mas em que o árbitro entendeu que a bola não entrou.

O título, ainda discutido a três, está mais perto do FC Porto, que só depende de si, o que deixa o Benfica na circunstância de poder vencer nove jogos e não ser campeão, enquanto a Oliveirense também tem uma palavra a dizer: em caso de um deslize portista, se a equipa de Tó Neves ganhar as próximas nove jornadas tem festa garantida.. e no Dragão, onde termina o campeonato.


34 

Com os dois golos que marcou ontem, Reinaldo Ventura soma 34 golos no campeonato e continua a ser o segundo melhor marcador, atrás de Vítor Hugo, da Académica de Espinho, que, com 44, lidera a lista. Pedro Gil, com 29 golos, é sexto.


Figura: Reinaldo Ventura

Dá outra segurança

Por opção táctica, Reinaldo Ventura não esteve muito tempo em rinque, especialmente na segunda parte. Apesar disso, foi um dos mais influentes: dinâmico nas acções defensivas e com a melhor leitura de jogo ofensivo, com ou sem Pedro Gil a seu lado. Para além de tudo, abriu o marcador e, de livre directo, fez o 5-3.


FC Porto 7 | Benfica 5

Dragão Caixa
1º árbitro Paulo Romão (Lisboa) 2º árbitro Joaquim Pinto (Porto) 3º árbitro José Monteiro (Minho)
-

FC Porto

Edo Bosch Gr
Filipe Santos -
Pedro Moreira 2
Pedro Gil 1
Reinaldo Ventura 2
André Azevedo -
Emanuel Garcia 2
Gonçalo Suissas -
Rafael Costa nj
Nélson Filipe Gr/nj
Treinador Franklim Pais


Benfica

Gr Ricardo Silva
1 Valter Neves
- Ricardo Pereira
- Diogo Rafael
- Esteban Abalos
- João Rodrigues
- Cacau
2 Caio
2 Luís Viana
Gr/nj Pedro Henriques
Treinador Luís Sénica
-
Ao intervalo 4-1
Evolução do marcador 1-0 | 1-1 | 4-1 | 4-3 | 5-3 | 5-4 | 7-4 | 7-5

in "ojogo.pt"

1 comentário:

Miguel Angelo disse...

é historico se conseguirmos o deca

Votação #11 a decorrer

Qual o melhor defesa-direito da Liga Zon Sagres?

Vote SFF


http://imperiofutebolistico.blogspot.com/