domingo, 20 de março de 2011

F.C. Porto-Académica (antevisão): o clássico é uma lição


O F.C. Porto recebe a Académica neste domingo (20h15), em encontro referente à 24ª jornada da Liga 2010/11. O título nacional está no horizonte azul e branco, longe de ser a realidade que o aparente desinteresse do Benfica deixa transparecer. 

O clássico da época passada serviu de lição. Os encarnados chegaram ao Dragão com as faixas praticamente encomendadas, mas o grupo portista cerrou os dentes e impediu a festa no seu reduto. O cenário inverteu-se e o Benfica quererá certamente fazer o mesmo.

André Villas-Boas lembrou isso mesmo, procurando suster a euforia e segurar os foguetes. Estes ficarão guardados até ao momento da festa, quando e se ela acontecer. Pelo meio, o F.C. Porto teve e tem duros compromissos na Liga Europa, obrigando a cirúrgica gestão de esforço no plantel.

Os dragões anunciaram o objectivo de cinco vitórias em cinco jogos, com o ciclo a terminar no Estádio da Luz. Contudo, não adianta falar da quinta antes de garantir a quarta. Nos momentos de relaxamento, chegam as surpresas. A Académica deve ser levada a sério.

Mudar sem desacelerar

O F.C. Porto tem sete jogadores no limite dos cartões amarelos: Helton, Fucile, Sapunaru, Otamendi, Alvaro Pereira, Fernando e Guarín. Factor de risco em vésperas do clássico, obrigando a redobrada atenção de Villas-Boas e contenção dos jogadores na abordagem dos lances.

Dois deles ficam na bancada, garantindo a presença na Luz. Sapunaru e Otamendi saíram da lista de convocados, a par de Souza, por troca com Maicon, Alvaro Pereira e Mariano González. Entre os laterais, um terá de se controlar. Na baliza, a mesma coisa. A meio-campo, mais do mesmo. Demasiadas unidades influentes em alerta amarelo.

Ultrapassado mais um obstáculo europeu, eis então a Académica. Um teste à capacidade de concentração dos dragões, frente a um adversário com motivação crescente. Ulisses Morais despertou os estudantes, muitos deles com recordações da passagem de Villas-Boas por Coimbra.

A perfeição tem excepções

Ulisses Morais descreve um F.C. Porto «perto da excelência, a caminho da perfeição». O treinador da Académica multiplica-se em elogios ao adversário, sabendo que todas as regras têm uma excepção. 

A Académica não pontua na Invicta desde 2005. De lá para cá, natural domínio azul, sem disfarças as consideráveis dificuldades nos duelos. Na primeira volta, por exemplo, Silvestre Varela resolveu uma questão bicuda em terreno pesado (0-1).

Os homens de Coimbra chegam à Invicta após três jogos seguidos a pontuar: vitória em Guimarães, empates com Leiria e Nacional. O registo devolveu o sorriso ao grupo. Éder, Diogo Gomes, Adrien, Miguel Fidalgo e Amoreirinha estão lesionados, enquanto Júnior Paraíba foi excluído por opção. Pedro Costa e Bischoff regressam à convocatória.

EQUIPAS PROVÁVEIS

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Belluschi, Fernando e João Moutinho; Hulk, Falcao e Varela.

ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Luiz Nunes, Markus Berger e David Addy; Diogo Melo, Nuno Coelho e Hugo Morais; Sougou, Laionel e Diogo Valente.


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: