sábado, 5 de março de 2011

F.C. Porto-V. Guimarães (antevisão): a derrota e o campeão

Villas-Boas recorda último desaire na Invicta com um sorriso


André Villas-Boas sabe que algumas derrotas têm um sabor agridoce. Nem sabem mal. O último triunfo do V. Guimarães na Invicta, aliás, traz gratas recordações ao treinador do F.C. Porto.

Era a época de Robson e Mourinho, altura em que o jovem dragão já conhecia os cantos à casa. Nessa semana, os dragões perdiam mas festejavam o título nacional.

Seria, ainda assim, hora de despedida. Bobby Robson ia fazendo as malas, rumo a Barcelona, dois anos após ter aberto as portas do F.C. Porto ao jovem André Villas-Boas. 

A 28 de Abril de 1996, na 32ª jornada da prova, o Vitória aproveitou algum relaxamento dos dragões e chegou ao triunfo (2-3). Na semana anterior, com a derrota do perseguidor Benfica, o campeonato passava a ser uma garantia.

Neste sábado, no Estádio do Dragão, não há ambiente de festa. O título continua no horizonte, à distância de três vitórias. Se o Benfica ceder frente a outro adversário minhoto, o Sp. Braga, será mais que um domingo qualquer para as cores azuis e brancas.

Três derrotas portistas, três vitórias do Vitória

Este enquadramento histórico, nada mais que uma simples curiosidade, encontra um ponto de ligação com a presente temporada. Um sinal de alerta, aliás, ou dois. O F.C. Porto perdeu apenas três jogos, todos eles no Estádio do Dragão. Nenhum na Liga. Contudo, na primeira volta, foi o Vitória a travar a marcha do líder, com um empate que valeu a primeira expulsão na carreira de André Villas-Boas. E um «mea culpa» inusitado no nosso futebol.

Um ponto final, apenas, para enquadrar esta prosa. Nos duelos entre portistas e vitorianos, na Invicta, registam-se 53 triunfos caseiros, 14 empates e apenas 3 vitórias visitantes. A última delas, já percebeu, foi há quinze anos.

Com Falcao mas sem Hulk

Agora, o presente. Villas-Boas prepara o duelo de sábado com uma enorme contrariedade. Afinal, apenas mais um teste ao plantel. O F.C. Porto continuou a vencer sem Falcao. O colombiano voltou e bisou em Olhão. Desta vez, falta Hulk, o melhor marcador da Liga. Avança James Rodriguez.

O panorama clínico está desanuviado como nunca. Emídio Rafael, com lesão prolongada, é a única baixa no grupo. Hulk cumpre castigo por acumulação de cartolinas amarelas e surgem vários nomes em risco de exclusão. Na fase crítica da época, não há espaço para poupanças.

Faouzi volta para matar saudades

O V. Guimarães continua em zona europeia, apesar dos desaires frente a técnicos estreantes, na Cidade Berço. Mozer foi ao Minho vencer com a Naval e Ulisses Morais fez o mesmo com a Académica, na semana passada. Machado ripostou as críticas com o registo pontual.

Abdelghani Faouzi regressa à convocatória e espera matar saudades de um adversário querido. O marroquino marcou o primeiro - e único - golo na Liga frente ao F.C. Porto. Depois, apagou-se. Freire, Maranhão e Edson Sitta estão lesionados, enquanto Rui Miguel cumpre castigo. 

EQUIPAS PROVÁVEIS:

F.C. Porto: Helton; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Belluschi, Fernando e João Moutinho; Varela, Falcao e James.

V. Guimarães: Nilson; Alex, NDiaye, João Paulo e Bruno Teles; Renan; João Alves, João Ribeiro e Jorge Ribeiro; Toscano e Edgar.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: