terça-feira, 22 de março de 2011

Maicon no primeiro golo de canto

O brasileiro Maicon esteve em destaque por várias razões na vitória alcançada com a Académica, que colocou o FC Porto a um pequeno passo da conquista matemática do título nacional. O defesa-central obteve o primeiro golo da época, o centésimo dos portistas ao longo da temporada e ajudou a equipa a alcançar um novo recorde de golos no Estádio do Dragão. Agora são 64, contra os 61 obtidos na época passada quando a equipa era treinada por Jesualdo Ferreira. Mas falta dizer uma coisa. Maicon conseguiu no campeonato o primeiro golo após a marcação de um canto. A assistência foi de Hulk.
A equipa já tinha conseguido alguns golos em jogadas que nasceram de cantos, isto é, após alívios da defesa ou quando a bola passou por mais de um jogador. Mas meter a bola de primeira na baliza após a cobrança de um canto nunca se tinha verificado, apesar do número incrível deste tipo de lances. Com 182, o FC Porto é a segunda equipa com mais cantos no campeonato, apenas suplantada pelo Benfica (antes do jogo de ontem tinha 183).
Maicon obteve anteontem o segundo golo em Portugal, depois do que marcou na época passada ao Setúbal. Desta forma, o brasileiro junta-se a Otamendi e Rolando na lista de centrais com golos marcados ao longo desta temporada. O argentino já vai em cinco golos, com um bis pelo meio (ao Braga) e o português soma três. Apenas Sereno não tem golos marcados, se bem que tenha a condicionante de uma utilização reduzida.
Alargando as contas ao resto da defesa, também Sapunaru e Fucile não marcaram golos esta época, ao contrário de Rafa, com dois (ambos na Taça da Liga), e Álvaro Pereira, com um (na Taça de Portugal).


16

Jogos de Maicon no campeonato, com um total de 1333 minutos de utilização. Há dez jogadores com mais minutos no campeonato do que o central brasileiro.

2

Expulsões do defesa-central. A primeira foi em Istambul, com o Besiktas, a contar para a Liga Europa, e a segunda foi com o Sporting, para o campeonato, em Alvalade. O FC Porto venceu o primeiro e empatou o segundo jogo.

1

Maicon tem um golo esta época. Foi também o primeiro apontado pelo FC Porto na marcação de um canto e foi o segundo do central desde que chegou a Portugal. O primeiro foi ao Setúbal.

Rolando e Otamendi na Luz

Titular com a Académica, Maicon vai regressar ao banco no clássico com o Benfica, na Luz, para permitir a utilização da dupla formada por Rolando e Otamendi, a que soma mais minutos de jogo ao longo da temporada. Aliás, André Villas-Boas fez questão de poupar o argentino anteontem, precisamente por estar em risco de suspensão.
A utilização de Otamendi na Luz deverá estar assegurada, mesmo com o desgaste provocado pelas viagens para o continente americano. O central vai representar a Argentina nos jogos amigáveis com os Estados Unidos, no dia 26, em Nova Iorque, e depois com a Costa Rica, no dia 29, em San José. Ou seja, Otamendi estará de volta aos treinos no Olival no dia 31, a três dias do clássico na Luz. Já agora, o mesmo se aplica a Belluschi, também ao serviço da Argentina. Rolando está em melhor situação do que Otamendi, porque a Selecção Nacional joga em Leiria e Aveiro, com o Chile e a Finlândia.
De qualquer forma, Maicon está de prevenção para o clássico na Luz, podendo ser utilizado com o Benfica no caso de haver algum problema físico com os internacionais. Aliás, depois de ter começado a época a titular, o brasileiro nunca deixou de ser opção para André Villas-Boas.

A um golo do recorde de Pedroto e Morais

Com o golo sofrido anteontem, marcado por Addy, o FC Porto colocou um ponto final numa série de sete jogos consecutivos sem sofrer golos no campeonato. Ou seja, agora a equipa de André Villas-Boas tem oito golos sofridos, continua a ser a menos batida entre os principais países europeus, mas está quase a atingir a marca conseguida por José Maria Pedroto na época de 1979/80 e António Morais na temporada de 1983/84 (devido a doença de Pedroto foi o adjunto que orientou a equipa durante praticamente toda a época). Nessas duas temporadas o FC Porto sofreu nove golos, embora tenha terminado as duas provas na segunda posição. Contas feitas, para superar esse recorde a equipa não pode sofrer mais golos nas seis jornadas que restam disputar. Números.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: