terça-feira, 22 de março de 2011

Um clássico esconde outro ainda maior

Numa altura em que os adeptos portistas alimentam muitas expectativas em torno do clássico da Luz e das possibilidade de o FC Porto poder festejar o título no estádio do seu maior rival, há outro clássico entre os dois emblemas que se disputa amanhã. À sétima jornada da fase final do Nacional de juniores A, o calendário ditou um FC Porto-Benfica que também não deixa de concentrar atenções. Depois de uma vitória importante dos azuis e brancos em Gondomar (1-0) e da derrota do Guimarães contra o Sporting (3-0) no fim-de-semana, o FC Porto parte para este embate com o Benfica isolado na liderança do campeonato, o que só contribuiu para acrescentar mais interesse ainda a este jogo. Nesta fase final, recorde-se, o FC Porto só perdeu pontos com o Guimarães e, se vencer, poderá aumentar a vantagem sobre outro rival, pelo que, mesmo sem ser um encontro decisivo, três pontos conquistados ao Benfica podem contribuir para aliviar mais a pressão sobre os portistas. Para já, os azuis e brancos apostam na vitória.

Rui Gomes

"É sempre um jogo diferente"

Rui Gomes encara o jogo com o Benfica sem alarmes, tentando não dramatizar em excesso um jogo importante, sim, mas que a sua equipa tem condições para vencer. "Um clássico é sempre um jogo diferente, de maiores emoções; contudo, temos um grupo de jogadores experientes, habituados a lidar com esse tipo de situações, e acredito que vamos tornear essa questão com facilidade", comentou. Consciente de que se defrontam dois candidatos ao título, o técnico aposta no bom desempenho da sua equipa em casa: "O Benfica é um dos candidatos ao título, tal como nós. Ganhámos todos os jogos em casa e estamos confiantes em que nos vamos manter nessa linha."
Quando se falou da questão do título, Rui Gomes contrariou as expectativas e explicou porquê: "Vamos disputar a sétima jornada numa série de 14 jogos; nem a meio chegámos e, portanto, este desafio está longe de ser decisivo. É importante, mas apenas pelos três pontos que queremos conquistar." Mas motivação não falta: "Vencemos praticamente todos os jogos e motivação não vai voltar a faltar, mas sabemos lidar com as vitórias."

David

"Queremos afastar Benfica do título"

A recepção ao Benfica não é decisiva, mas pode ajudar o FC Porto a ganhar margem de manobra para o título. David não tem muitas dúvidas disso e não o escondeu. "Um clássico é sempre um jogo especial, em que há muita vontade de ganhar. Mas seja como for, o mais importante são os pontos. Queremos afastar o Benfica da luta pelo título e podemos deixá-los a seis pontos, o que é sempre relevante, apesar de ainda faltarem muitos jogos", apontou. A ideia passa por encarar o jogo com o Benfica como outro qualquer, com naturalidade, mas parece mais fácil de dizer do que outra coisa. "Há sempre uma certa ansiedade por se tratar de um clássico, mas a verdade é que temos de encarar este jogo como outro qualquer. Estamos a prepará-lo com naturalidade e com o objectivo de ganhar."
Guimarães e Benfica surgem como os principais adversários, mas David acredita que o FC Porto tem condições para chegar ao título: "Temos os nossos adversários bem estudados; não posso dizer qual das duas equipas é mais forte [Guimarães ou Benfica], mas uma coisa é certa: se fizermos o nosso trabalho, temos condições para ultrapassar ambas."

FC Porto lidera em todas as frentes

Os azuis e brancos estão a caminho de arrancar uma temporada em cheio se continuarem a trilhar o caminho que vêm percorrendo actualmente. A liderança é cada vez mais um hábito para os lados do Dragão, que comanda no futebol jovem em juniores A, mas também em juniores B, com oito pontos de vantagem sobre o Guimarães. Em juniores C, o FC Porto comanda igualmente com três pontos de vantagem sobre o Guimarães, antes da fase decisiva.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: