quarta-feira, 9 de março de 2011

O relatório do espião

Bruno Alves sabe o que é preciso fazer para derrotar o CSKA. Afinal, no domingo conseguiu-o com o Zenit, conquistando a Supertaça da Rússia. O central mediu o pulso ao adversário europeu do FC Porto e não tem dúvidas em considerar a sua antiga equipa "superior". Por isso, acredita na passagem à fase seguinte e não se importava de marcar já um reencontro para Dublin. "Era sinal que as duas equipas chegavam à final", atirou. Através de O JOGO deixou alguns conselhos aos ex-companheiros e traçou o perfil dos russos.

O internacional português diz que o FC Porto "tem muitas chances" de eliminar o CSKA. "Acredito que, mantendo a postura e qualidade de jogo, pode fazer um bom resultado já aqui na Rússia para depois gerir no Dragão", referiu desde São Petersburgo interrompendo a preparação da mala de viagem. Holanda é o próximo destino do central, onde vai defrontar o Twente, também para a Liga Europa. "Estivemos muito bem na fase de grupos, vencemos os jogos todos e agora passámos o Young Boys com alguma dificuldade, virando a eliminatória em casa. Somos fortes e vamos fazer os possíveis por continuar em prova, afastando o Twente", referiu. Depois, haverá novo sorteio e em sorte poderá sair o FC Porto, se eliminar o CSKA, naturalmente. "Gostava de os encontrar apenas na final, era bom sinal para os dois lados, mas ainda há um longo percurso a percorrer. O FC Porto é um clube especial, tenho um enorme carinho por todos, desde os adeptos, aos dirigentes e aos companheiros que lá deixei. Seria um jogo marcante na minha carreira", considerou.

Há oito meses na Rússia, Bruno Alves já pisou o sintético onde o FC Porto vai disputar a partida de amanhã e diz que o pior vai ser o frio. "Os relvados aqui dão para praticar bom futebol e até ajudam quem tem qualidade, como é o caso do FC Porto. O ambiente que vai encontrar será bastante adverso não só pelos adeptos fanáticos, mas sobretudo pela temperatura, que não é a mais adequada. O CSKA é uma equipa que joga bem, organizada e que aposta muito no contra-ataque. Os jogadores conhecem-se bem, estão juntos já muito tempo", lembrou.


Perigos do CSKA

"O Doumbia e o Vágner Love formam uma frente de ataque perigosa. O guarda-redes é bom e os centrais têm bastante experiência, embora não sejam rápidos. É preciso ter cuidado com as bolas paradas marcadas pelo japonês Honda. O CSKA chega com facilidade ao ataque."


A explorar

"Explorem as faixas porque os laterais do CSKA gostam de subir no terreno e deixam espaços que podem ser aproveitados. Os centrais não são muito rápidos e o Falcao, se for bem assistido, terá grandes probabilidades de marcar. Penso que o FC Porto deverá assumir uma postura um pouco mais de expectativa, para ver o que dá, e aproveitar o contra-ataque."


Relvado

"A relva artificial apresenta boas condições e até pode potenciar as qualidades técnicas dos jogadores do FC Porto. A maior dificuldade será a trajectória da bola e perceber se ela vai prender ou rolar mais rápido. Quando treinarem aqui têm de fazer muita circulação e passes, para que a adaptação seja total."


Frio

"A temperatura não é a mais adequada, mas já esteve muito pior. Acompanhei o jogo em Viena, na neve, e mesmo aí as qualidades do FC Porto evidenciaram-se."

Quando o "Tiempo" faz toda a diferença

Bruno Alves trocou recentemente de chuteiras. Deixou as "Mercurial" e passou a calçar as "Tiempo", num novo modelo da Nike que já ajudaram a derrotar o CSKA de Moscovo, na Supertaça da Rússia. Trata-se, segundo revelado pela marca norte-americana, de botas com palmilha moldada de alta performance, uma zona do calcanhar ajustada, que assegura uma maior comodidade e ajuste ao pé; pítons injectados numa estrutura de carbono para uma maior resistência e retorno de energia e uma parte superior em pele que oferece um ajuste e rendimento excelente em todas as condições. Características elogiadas pelo internacional português. "Joguei com as "Mercurial" durante três anos e estava fascinado, mas entretanto experimentei as "Tiempo" e são, de facto, muito mais confortáveis. Têm um grande toque de bola e ajudam nos relvados mais duros daqui".

"FC Porto precisava de alguém como Villas-Boas"

Bruno Alves saiu do FC Porto para o Zenit no início de Agosto e trabalhou sob as ordens de Villas-Boas apenas duas semanas, tempo suficiente para perceber que Pinto da Costa acertara em cheio. "Deu para ver que é um treinador com personalidade, bem organizado, com ideias claras e próprias que transmitia ao grupo de trabalho. E quando se acredita no próprio trabalho tudo fica mais fácil. O FC Porto precisava disto. Está muito forte, quer no campeonato quer na Liga Europa. É uma equipa que está muito bem organizada em campo e que é muito difícil de bater", sublinhou. O FC Porto tem a melhor defesa dos campeonatos europeus e Bruno Alves não estranha. "A minha vaga foi bem preenchida. Sempre acreditei que havia alternativas de qualidade. A afirmação do Rolando, do Maicon e do Otamendi é a prova disso mesmo. Têm muita qualidade e podem jogar ao mais alto nível. São jogadores motivados que querem fazer parte da história do clube. Além disso, ainda têm grande margem de progressão", considerou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: