quarta-feira, 9 de março de 2011

Pinto da Costa: "Um dia todos os árbitros vão recusar apitar o Benfica fora"

Pinto da Costa não parece ter ficado surpreendido com a reacção do Benfica à derrota em Braga. Ora, antes mesmo de embarcar para a Rússia, onde o FC Porto defronta amanhã o CSKA de Moscovo, o presidente portista referiu-se, questionado pelos jornalistas no aeroporto do Porto, à expulsão de Javi García, como um lance em que só não vê uma agressão, "quem for cego ou não quiser ver". "É uma forma de tentar condicionar e há-de haver um dia em que todos os árbitros vão pedir dispensa quando o Benfica jogar fora, porque as reacções são perfeitamente extemporâneas, mas sucedem sempre da mesma forma", apontou, antes de prosseguir: "Faz-me lembrar um indivíduo que tinha privilégios de poder estacionar em sítios proibidos até que um dia um senhor agente o multa e ele fica indignado, porque acha que está acima de todos os outros".

Para Pinto da Costa, a expulsão chegou tarde: "Já devia ter acontecido há muitos jogos com aquele [Javi García], essencialmente, e com outros jogadores, porque fazem dos cotovelos e das agressões uma forma normal de entrar nas jogadas e, portanto, quando aparece um que cumpre a lei, eles acham mal, porque consideram que estão acima da lei. No fundo, fazem este alarido para justificar os 11 pontos de diferença, mas agressões daquelas vêem-se, agora menos porque o David Luiz já saiu, em quase todos os jogos do Benfica. E a passar impunes".

Sobre o futuro, falou também Pinto da Costa. No início de Abril, o FC Porto desloca-se ao Estádio da Luz, mas o presidente portista não acredita que possa festejar aí o título: "Não, quero é ganhar o próximo jogo e depois, quando se consumar, como espero, a vitória, festejaremos seja onde for. Na Luz não me diz nada de especial. Mas não fiz contas, nem estou preocupado com isso. Preferia no Estádio do Dragão. Agora, faltam oito jornadas e vamos encará-las com seriedade, até porque quando o campeonato estiver ganho os nossos resultados podem ter influência nas classificações de terceiros e não queremos de modo nenhum contribuir para isso". Num cenário com tanta animosidade à mistura, o presidente portista não receia pela segurança do FC Porto na Luz, demonstrando confiar nas autoridades. "Tenho a certeza que o senhor ministro da Administração Interna, que é sempre tão cuidadoso em tudo o que se passa na Luz, vai poder garantir, como sempre, a segurança que ele tem obrigação de garantir a qualquer cidadão".

"Roberto está a ser injustiçado"

No livre originado pelo lance da expulsão de Javi García, no Braga-Benfica de domingo, o guarda-redes Roberto terá avaliado mal a trajectória da bola, acabando por ser mal batido no golo de Hugo Viana, que empatou o jogo ainda antes do intervalo. Pinto da Costa, sem ironia aparente, saiu ontem em defesa do espanhol: "Acho que é um bom guarda-redes e que está a ser injustiçado, porque uma falha qualquer um tem. Mesmo em Braga teve grandes defesas e acho que é um excelente guarda-redes", referiu. A questão é que a falha terá ajudado à perda de três pontos e afastado o Benfica da corrida ao título. Confrontado por um jornalista sobre as falhas de Roberto, ao longo da época, Pinto da Costa reconheceu o inevitável: "Para si podem ser muitas, para mim são poucas", disse com óbvio sentido de humor.
Confrontado com a primeira página do jornal A Bola de segunda-feira, em que se destacava peso do árbitro Carlos Xistra no resultado do Braga-Benfica, o presidente do FC Porto foi mais directo: "Não faço comentários aos jornais de outros clubes. O senhor Mesquita Machado diz uma coisa interessante hoje [na edição de ontem de O JOGO]. Diz que o jornal A Bola devia ter o emblema do Benfica, na primeira página, como símbolo, por isso não falo, nem comento nada desse jornal, nem da BenficaTV".

Estrelas não são o seu forte

O CSKA de Moscovo é o "cliente" que se segue na Liga Europa e Pinto da Costa não conteve a ironia, quanto às expectativas para o jogo, aproveitando para endereçar mais farpas ao Benfica. "Vamos disputar mais um jogo da Liga Europa, sofremos uma derrota até este momento, esperamos ganhar, embora não possa dizer nada porque ontem à noite estive a tentar ler nas estrelas, a ver se estava lá escrito o resultado, mas não consegui. Realmente não sou 'expert' em astrologia e bruxarias e não consegui ler nada nas estrelas, de modo que vamos confiantes, mas sem certezas quanto a resultados. A única coisa que vi é que quando começar estará 0-0, não consegui ver mais nada", ironizou.
Apesar de apontado como favorito à vitória na Liga Europa, o campeonato foi sempre a prioridade do FC Porto. "Estivemos sempre concentrados nas duas provas. Mas é evidente que não vamos poupar qualquer jogador no campeonato a pensar seja em que prova for. Na Taça da Liga aproveitámos para rodar jogadores, porque nunca foi prioridade. Agora se pudermos ir mais longe e até chegar à final da Liga Europa, não vamos dizer que não".

Sem comentários: