domingo, 27 de março de 2011

Os olhos de Falcao na rede

Há 15 anos, Diego Lombana tinha os mesmos sonhos que qualquer miúdo que adora futebol e que sonha fazer disso profissão. A equipa que defendia tinha um avançado que não parava de fazer golos e que se destacava em campo: Radamel Falcao. Pouco tempo depois, ambos partiram da Colômbia rumo à Argentina para tentar a sorte, mas a do companheiro foi melhor. Uma lesão acabou com o sonho de Lombana, que se viu forçado a mudar de planos, aliando o gosto por cinema, animação, desenho e programação à amizade conservada com Falcao. Surgiu-lhe a ideia de projectar a página oficial do amigo, que se destacava no River e começava a ficar mundialmente famoso. Hoje, com orgulho, assume a co-autoria do canal oficial do avançado na internet (www.falcao.com.co). "Conheço El Tigre desde criança, quando jogávamos juntos na Colômbia. Eu era médio-direito ou número 10, e ele o goleador, claro. O treinador dizia-nos: 'Ponham a bola no Falcao que ele marca.' Era imparável", recorda Lombana, que vive na Argentina. "Viemos juntos em 2001. Ele foi para o River, e eu fui parar à pensão do Argentino Juniors", brinca. "Um ano e meio depois rompeu-se-me o ligamento do joelho direito. Ainda recuperei e fui para o Independiente, mas nunca jogava e acabei por sair. Viajei para Nova Iorque, onde fiquei um ano, e depois voltei à Argentina para estudar cinema.", resume a O JOGO.

A ideia da página de Falcao foi sua?

Foi dos dois. De início tive de empurrar um pouco as coisas, mas agradou-lhe a ideia de ter um canal para contactar directamente com os adeptos. Isso atrai-o muito. É preciso não esquecer que ele começou por querer ser jornalista e mantém o interesse por essa área. Além disso, como saiu muito novo da Colômbia, havia muita gente no nosso país que não o conhecia. A primeira página foi para aproximá-lo dos adeptos do River e dos colombianos. O relançamento que fizemos há pouco permitiu-nos acrescentar o grande contributo dos adeptos do FC Porto.

Além da página, Falcao alimenta uma conta no Twitter. Ele é um fanático das redes sociais?

Agrada-lhe esse contacto directo com o público. Isso agora é mais fácil com as ferramentas disponíveis nas redes sociais; estão logo ali, à mão de um simples telemóvel. Falcao tem mais de 26 mil seguidores no Twitter e cerca de quinze dias depois do lançamento desta nova página, já contabilizava 75 mil visitas. É muitíssimo. Foi impressionante a quantidade de mensagens que recebeu no dia do aniversário ou no dia em que comentou a retirada de Ronaldo. Aliás, lembrou-se de promover uma votação sobre os dez melhores avançados e foi recebendo inúmeras respostas para esse ranking.

É possível ter uma ideia de que quem visita a página?

A maioria são adeptos do FC Porto. Cerca de 45 por cento das visitas são de Portugal, 30 por cento da Colômbia e cerca de 25 por cento da Argentina, onde continua a receber o carinho do River. Mas o contacto de adeptos do FC Porto tem sido impressionante, e ele mesmo faz eco desse carinho. Os tempos que passou no River foram espectaculares, mas a ele impressionou-o ter um cântico personalizado em Portugal. A página serve para reflectir esse carinho e promover um contacto que seria impossível em carne e osso. Falcao não se limita a agradecer e a responder; também faz perguntas aos adeptos.

El Tigre espera dar volta olímpica o mais rápido possível

Diego Lombana gosta de falar do amigo, que, assim que chegou ao Porto, lhe enviou logo uma das primeiras camisolas que usou, a mesma que está junto ao computador acompanhada por um Falcao em miniatura. Diego ri-se enquanto posa para as fotografias: "El Tigre vai rir-se quando me vir no jornal." Um simples computador serve de cabeça para gerir o projecto. A secção de estatísticas do avançado é a preferida e, ainda que as visitas não parem de crescer, a ambição também cresce. "Lançámos um concurso de camisolas de Falcao e, para as ganhar, os candidatos têm de enviar vídeos que fizeram sobre ele. A ideia é também produzir conteúdos próprios e exclusivos, mas a distância que nos separa dificulta isso."

Pensa ir a Portugal para produzir esses vídeos?

Sim, a ideia é essa. Quando ele estava no River, tínhamos vídeos dele nos treinos, nas viagens, nos estágios e até nos jogos. Filmava-o os 90 minutos. Agora é mais difícil, mas, ainda recentemente, o clube ajudou-nos ao participar na gravação do filme em que ele agradecia as mensagens do aniversário. Depois, quando alcançou os cem golos, acabou por ter repercussão disso na Imprensa. Vamos aproveitar quando ele vier à Argentina para jogar a Copa América para fazer mais vídeos.

Conhecendo-o desde miúdo, como é que vê a evolução de Falcao?

Com muito orgulho. Sempre foi um avançado excepcional e está a demonstrá-lo. Vai continuar a triunfar na Europa. As coisas correram-lhe bem no River, onde foi campeão, mas acabou por coincidir com um período conturbado do clube. No FC Porto, encontrou uma equipa perfeita para ele, que joga como nós jogávamos quando éramos miúdos: pelas alas, cruzamentos, e Falcao que marque. Tem Varela e Hulk pelas alas, e ele só tem de esperar na área para finalizar.

Ele já lhe disse o que falta?

Está muito entusiasmado com a grande campanha que têm feito no campeonato e na Liga Europa. Oxalá possam dar a volta olímpica rapidamente. E depois segue-se a Copa América; a selecção colombiana talvez seja a conta pendente, onde ainda não explodiu como no River e no Porto. El Tigre é um profissional enorme e deixa sempre tudo em campo pela camisola que defende. O sonho dele é conseguir também algo de importante com a camisola do nosso país.

Amigo aos comandos

Diego Lombana jogou com Falcao na Colômbia e também procurou futuro nos relvados argentinos. Uma lesão obrigou-o a abandonar a carreira e a refazer os planos. Da amizade com Falcao nasceu a ideia de uma página oficial de El Tigre, com conteúdos, aprovados por Falcao, editados a partir de Buenos Aires


in "ojogo.pt"

Sem comentários: