quinta-feira, 17 de março de 2011

Portugal nunca teve três equipas nos quartos-de-final da UEFA

Esta época está a ser a melhor de sempre de Portugal nas competições europeias, em número de vitórias. E hoje Benfica, Braga e FC Porto podem quebrar mais uma barreira: caso as três equipas sigam em frente na Liga Europa, Portugal terá, pela primeira vez, um trio de representantes nos quartos-de-final das competições europeias.

A última vez que Portugal teve tantas equipas numa fase tão adiantada das competições europeias aconteceu em 2002-03, ano em que Mourinho venceu a Taça UEFA pelo FC Porto e o Boavista atingiu as meias-finais da mesma prova. 

Na história das competições europeias, Portugal já conseguiu em 14 ocasiões ter dois representantes nos quartos-de-final na mesma temporada. E na época de 1993-94, além de o Benfica ter chegado a esta fase na Taça das Taças e o Boavista na Taça UEFA, o FC Porto atingiu as meias-finais da Liga dos Campeões, embora numa altura em que esta prova tinha um formato diferente - os dois melhores classificados de cada um dos grupos qualificavam-se directamente para as meias-finais.

O historial de Portugal nos quartos-de-final das competições europeias iniciou-se há exactamente 50 anos, em 1960-61. O Benfica chegou aos "quartos" da Taça dos Campeões Europeus e acabou por vencer a prova, batendo na final o Barcelona (3-2).

O Benfica tem atingido com alguma regularidade esta fase das provas europeias (no ano passado foi eliminado pelo Liverpool), o mesmo acontecendo com o FC Porto: em 2008-09, caiu nos quartos-de-final da Champions perante o Manchester United.

Já o Sporting de Braga nunca ultrapassou os oitavos-de-final das provas da UEFA e tem hoje em Liverpool a oportunidade de atingir pela primeira vez uma fase tão adiantada, igualando Sporting, Leixões, V. Setúbal, Académica e V. Guimarães (além dos já citados Benfica, FC Porto e Boavista).

Três na Champions 2012-13
Portugal, que é actualmente o país mais representado na Liga Europa, a par da Rússia (ambos com três equipas), pode também hoje ficar muito perto de garantir o sexto lugar no ran- king da UEFA e, assim, ter direito a três equipas (duas na fase de grupos e uma na pré-eliminatória) na Liga dos Campeões de 2012-13.

Para isso é determinante que o FC Porto elimine o CSKA de Moscovo, já que a Rússia é o único real adversário na corrida ao sexto lugar. Portugal tem 45,796 pontos na soma dos últimos cinco anos, contra 43,874 dos russos. O Zenit (que perdeu por 3-0 com o Twente) muito dificilmente escapará à eliminação, enquanto o Spartak está bem posicionado para seguir em frente, depois de ter derrotado o Ajax, na Holanda, por 1-0.

Portugal já somou mais pontos nesta época do que em qualquer outra, ficando apenas atrás de Inglaterra, Alemanha e Espanha. FC Porto e Braga (ambos com 17) foram os clubes que mais contribuíram para o ranking, seguidos pelo Benfica (14).


in "opublico.pt"

Sem comentários: