segunda-feira, 2 de maio de 2011

A análise de JVP

SETÚBAL - FC PORTO

1 Portistas nunca se desorganizam

É uma delícia ver como este FC Porto torna tão fáceis os seus jogos. Mesmo tendo sido feliz no primeiro golo - Valdomiro, na própria baliza - e no período em que marcou o segundo - tempo de compensação da primeira parte -, embora aqui com muito mérito, a equipa portista teve sempre a partida na mão. Começou até por permitir algum equilíbrio, impôs um ritmo que, não sendo muito forte, era seguro e suficientemente competitivo para controlar o jogo e perceber como o adversário iria jogar. A partir do 1-0, tomou o comando absoluto. E aí o FC Porto é muito forte, sabe gerir, não se desorganiza mesmo quando continua a carregar sobre o adversário e a criar oportunidades de golo. Ontem, Villas-Boas terá apresentado o onze mais alterado da época, mas, mesmo assim, a organização manteve-se, tal como os restantes princípios de jogo.


2 Qualidade e seriedade

A nota mais importante que fica deste jogo de Setúbal é mais uma demonstração de qualidade e seriedade dos jogadores do FC Porto. A equipa foi dinâmica a desenvolver o seu jogo ofensivo, inteligente na forma de provocar espaços e capaz de os aproveitar com passes de ruptura. Se tivesse aproveitado todos os lances de golo à vista, o resultado teria sido outro.
O Setúbal também conseguiu um ou outro lance de perigo, sobretudo depois de o FC Porto ter entrado em descompressão, porque, com a chegada do segundo golo, o vencedor, se dúvidas houvesse, ficou encontrado. Foi fácil perceber que o jogo estava ganho, a dúvida residia apenas nos números finais e na atitude a adoptar na segunda parte. E enganou-se quem pensou que o FC Porto se iria limitar a gerir a vantagem. A equipa portista voltou a entrar mais forte e não deu hipóteses a um Setúbal desorganizado e impotente para inverter a situação.


3 Grande jogada no terceiro golo

O FC Porto chegou a 3-0 com um golo muito bonito, porque toda a jogada foi bem delineada. Guarín, que continua em grande forma, lançou James Rodríguez e este, que também fez um óptimo jogo, colocou a bola no lado contrário para Walter aparecer e encostar bem para a baliza.
Só depois deste tento foram permitidos, ao Setúbal, uns arremedos de atrevimento, e os sadinos até podiam ter marcado numa jogada de Jaílson e no penálti batido por Pitbull (Beto defendeu). Mas foram estas as únicas jogadas, porque o FC Porto se manteve sempre competitivo e o seu abrandamento foi momentâneo - logo a seguir, a equipa portista fez o quarto golo.


4 Walter, James e Rúben em grande

No tocante às exibições individuais, percebe-se que Walter está melhor e pode vir a ser uma opção válida no futuro; James Rodríguez prova a cada jogo o que o faz ser mesmo uma grande promessa do futebol mundial: e Rúben Micael voltou a mostrar qualidade e inteligência na forma de jogar. Numa equipa que é um bastião de segurança defensiva, Beto defendeu mais um penálti.

in "ojogo.pt"

2 comentários:

Pedro disse...

Isto Chama-se um club de sonho

P. Ungaro disse...

invejado por muitos e adorado por muitos mais !!!