quarta-feira, 4 de maio de 2011

(Des)esperar pelo milagre

Os milagres não são deste mundo, por isso os espanhóis preferem optar pela palavra "esperança" quando abordam a segunda mão das meias-finais da Liga Europa. Numa coisa - jornalistas e adeptos - estão de acordo: o FC Porto impressionou na segunda parte do jogo no Estádio do Dragão. "Quiseram marcar mais golos e acabaram por sofrer. Agora têm pela frente o último jogo europeu da temporada, porque não acredito que sejam capazes de virar o resultado. Para mim, o FC Porto já está na final", comentou Javier Andrés, jornalista do Canal 9, da televisão autónoma de Valência. Aliás, no capítulo dos golos repete-se a velha história da manta que tapa a cabeça e destapa os pés e vice-versa. "Marcar quatro golos já é uma tarefa complicada, mas contra este FC Porto não o será menos evitar sofrê-los", como tão bem refere Xavier Mata, do jornal "As". O que impressiona sobretudo os espanhóis é a linha avançada dos azuis e brancos. "Hulk tem muita força, e Falcao uma leitura de jogo que lhe permite estar onde a bola vai aparecer, o que explica os quatro golos", sublinhou Javier Andrés, mas há mais, conforme frisou ainda Xavier Mata: "É incrível, porque André Villas-Boas tem muitas e boas alternativas para atacar, tanto pelo eixo como pelas alas, como fora da área, o que cria um leque bastante aberto de possibilidades a cobrir, todas muito perigosas." Em poucas palavras, tal como disse Júlio Nebote, da Rádio 9, "este FC Porto tem muita pólvora!" Este jornalista não esconde que os adeptos têm consciência de que será preciso um milagre. "Ainda se sentem traumatizados com o que aconteceu no Estádio do Dragão", explicou.

Por falar em adeptos: poucas palavras, rostos que não disfarçam a decepção, mas que perante a reportagem de O JOGO, não quiseram dar parte de fracos. "Temos equipa para fazer quatro golos, mas as cinco ou seis oportunidades que se criam em todos os jogos têm de entrar, porque contra este FC Porto isso paga-se caro", apontou Carlos, do bar La Tribuna, que segue o Villarreal como quem segue uma religião. Por vingança, há mesmo os que vão mais longe, como Manuel, outro adepto do Submarino Amarelo: "Se houver uma final FC Porto-Benfica, vou torcer pelos vermelhos!" Ao seu lado, Felipe aponta outra convicção: "Vai ser difícil, porque este FC Porto está entre as cinco melhores equipas do mundo."

"É difícil, mas não impossível"

A referência de Musacchio são o Valência e os quatro golos que ele e os companheiros foram capazes de lhe marcar esta época, por isso, e colocando o FC Porto ao mesmo nível, o argentino que conhece bem Falcao apontou a esperança que se sente no balneário. "Aquilo que o FC Porto fez é pouco frequente, até porque jogámos mais futebol do que eles. Tivemos 30 a 40 minutos muito maus no Estádio do Dragão, mas também é verdade que temos capacidade para muito mais do que aquilo que se viu", sustentou, antes de falar de Falcao, sem surpresas: "O que Falcao fez não me chega a surpreender, porque já o conhecia bem da Argentina e tinha avisado que era um avançado muito perigoso, como veio a confirmar-se, para azar nosso."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: