domingo, 8 de maio de 2011

Pena, o FC Porto e o Sp. Braga: «Portugal é magia!»

Renivaldo Pereira de Jesus, mais conhecido por Pena, chegou ao futebol português em 2000/2001 com a responsabilidade de substituir Mário Jardel no ataque do FC Porto. Chegou, viu, marcou – vinte e duas vezes - e venceu, dando o triunfo aos azuis e brancos na sua estreia contra o Paços de Ferreira. Por isso, e porque vestiu também a camisola do Sp. Braga, com quem os dragões vão lutar pela Liga Europa, o zerozero.pt foi falar com ele.

Pena começou por admitir que «caiu» no nosso país quase de pára-quedas: «não sabia nada sobre o futebol português!» Mas, para quem não sabia, o brasileiro entrou muito bem... A 9 de Setembro de 2000, à terceira jornada da Liga Portuguesa, o avançado bisou e deu os três pontos ao FC Porto na recepção ao Paços de Ferreira. «Foi importante. Eu quando cheguei não conhecia nada do futebol português. Mas o Paços estava a fazer uma boa campanha no campeonato, tinha uma boa equipa, com muitos jogadores brasileiros e sempre tornava os jogos difíceis», relembrou quem ligou o «descomplicador» nessa partida.

De tempos antigos para os presentes, o FC Porto prepara-se para voltar a seranfitrião dos castores. Nesta altura, já é campeão. Depois do apito inicial, já terá a taça na vitrine. Mas Pena não acredita que isso faça muita mossa na mentalidade com que os dragões vão encarar a partida. «Já que o objectivo maior está conquistado os jogadores podem sacudir um pouco a pressão. Mas normalmente nesses momentos falha-se, e então, acho que eles vão fazer tudo para realizar um bom jogo. Cada jogador vai dar o seu melhor, vai dar os 100%», anteviu o avançado.
Com uma ressalva, mesmo que o FC Porto não entre na onda das facilidades: «Todos sabemos que as equipas que jogam contra o FC Porto querem mostrar algo mais. É nestes jogos que aparecem as maiores oportunidades de uma transferência, há uma maior chance para um jogador se mostrar. Acho que vai ser um jogo complicado e mesmo que não valha nada mais para o clube, não valha títulos a quem já é campeão, os jogadores vão ter de estar atentos. Os jogadores do Paços de Ferreira que estejam a pensar em sair, em dar o salto para um clube maior, vão deixar tudo em campo para dar nas vistas contra o FC Porto. Vão tentar mostrar tudo, até para os dirigentes do FC Porto os verem», justificou Pena.
E mesmo realçando que está «a torcer pelo FC Porto», equipa pela qual nutre «um carinho muito grande», Pena acha que os dragões vão ter mais uma dura tarefa pela frente para segurarem a invencibilidade no campeonato: a ida à Madeira na 30ª jornada. «O campeonato português tem jogos muito complicados. O Marítimo costuma causar dificuldades, lembro-me bem que tínhamos sempre dificuldades a jogar na ilha da Madeira. O Marítimo é muito forte a jogar em casa. E como o FC Porto é campeão aí já pode ir a pensar na final da Liga Europa. Nunca se sabe o que pode passar...»
Ora cá estava Pena a dar a ligação ideal à pergunta seguinte do zerozero.pt: e na final de Dublin, como vai ser? Pena jogou no FC Porto e no Sp. Braga, e é esse facto que prefere salientar. «O [facto do] Sp. Braga estar na final é muito bom. Fico feliz, é uma equipa que eu ajudei a crescer. No ano que estive aí [2003/2004] ajudei o clube a ir à Taça UEFA. Hoje, ver o Sp. Braga numa final destas, tão importante, é muito bom. Com certeza vai ser um grande jogo. Fico feliz por ter jogado nas duas equipas e por vê-las a disputar um título tão importante», destacou o melhor marcador do campeonato em 2000/2001.
Os 22 golos anotados pelo brasileiro nessa temporada foram o mote para lembrar de forma saudosa o nosso país. «Recordo tudo! Portugal é magia! Andar nas ruas, visitar os lugares históricos aí, é sempre especial. Fui muito feliz nessa fase da minha vida. Gosto muito do povo português, do país, da comida... Não só do futebol. Quando penso em Portugal lembro isso tudo, recordo tudo junto. Fui mesmo muito feliz!», rematou um emocionado goleador.
in "zerozero.pt"

Sem comentários: