domingo, 8 de maio de 2011

Vitor Baia: "Sou amigo do Domingos, mas quero que o FC Porto vença"

A extraordinária época do FC Porto tem deixado a Europa do futebol rendida, e o nome de André Villas-Boas surge como uma espécie de seguidor de José Mourinho. A comparação tem sido feita variadíssimas vezes, mas Vítor Baía não entra nessa onda. A explicação, para este e outros casos, é simples. "Não gosto de comparações", atirou ontem o antigo guarda-redes do FC Porto, apesar de estar, ele próprio, rendido à capacidade do treinador. "Conheci-o quando ainda era observador e já se notava muita qualidade, mas não podíamos adivinhar que chegasse tão depressa a este nível", confessa. "Mourinho é o melhor do mundo, e o André está no início de uma carreira fulgurante, de grande talento. Espero que possa vir a estar na elite dos melhores treinadores do mundo", concluiu.

E se Villas-Boas faz lembrar alguém é também porque a caminhada do FC Porto actual nos faz recuar a outras: a de 2002/03 (conquista da Taça UEFA) e 2003/04 (Liga dos Campeões), nas quais Vítor Baía e o actual treinador do Real Madrid estiveram presentes. E qual das equipas a melhor? Mais uma vez, Baía defende que a questão não tem razão de ser. "Também não gostava da comparação da nossa equipa com a de 87 [primeiro título europeu]. Cada equipa no seu momento escreveu com letras de ouro a história do FC Porto, e todos em conjunto temos quota-parte de responsabilidade pela história bonita, nacional e internacionalmente", disse. Certo é que o plantel actual terá ainda de passar pelo Braga, na final da Liga Europa, para atingir a mesma glória. Uma página que Baía considera "muito bonita para o futebol português" e na qual também está escrito o nome de um antigo colega. "Claro que espero que o FC Porto vença, apesar de ser amigo do Domingos e de reconhecer que ele está a fazer um trabalho do melhor que se tem visto", elogiou.

A "exemplar" segurança de Helton

O FC Porto teve, durante largas épocas, em Vítor Baía um selo de segurança na baliza e essa é, ainda que com outro protagonista, uma vantagem da equipa actual também. As exibições de Helton, que detém a braçadeira de capitão que já foi de Baía, têm convencido. "Está a ter um desempenho exemplar e uma quota-parte significativa no sucesso da equipa", comenta. De resto, e alargando o campo de análise, o fulgor de todo o conjunto ao longo do campeonato não pode ser visto com surpresa. "Só para quem andar distraído", termina.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: