segunda-feira, 6 de junho de 2011

Eclectismo. O FC Porto já a léguas do Sporting e o Barça é de outro campeonato


O FC. Porto terminou a época 2010/11 com títulos nas suas quatro principais modalidades. E nós fizemos contas, para perceber se os clubes tradicionalmente conhecidos pelo eclectismo acompanham a senda vitoriosa dos dragões. Em Portugal, o Sporting está cada vez mais longe do rival nortenho e, contando os títulos no futebol, no basquetebol, no andebol e no hóquei, os leões têm menos 81. Na comparação com o Barcelona, os catalães são mesmo “mais que um clube”: 242 títulos contra 181 do FC Porto e 100 do Sporting


Futebol: FC Porto e Barcelona dominaram em casa e na Europa. Sporting somou apenas sete títulos nos últimos dez anos e viu os dragões fugirem no ranking

Esta foi uma época de viragem no futebol português. O FC Porto conquistou o campeonato nacional, a Taça de Portugal, a Supertaça e a Liga Europa. Com estes quatro troféus, os dragões ultrapassaram o Benfica em número de títulos (69 contra 68) – as águias venceram apenas a Taça da Liga. O Barcelona dominou em Espanha (campeonato e Supertaça) e conseguiu entrar na elite dos clubes com quatro Ligas dos Campeões, após a vitória sobre o Manchester United.
No total, o Barcelona tem 72 títulos e o FC Porto 69. O Sporting manteve o jejum no futebol (até nas camadas jovens) e na última década viu o FC Porto fugir. Os leões têm 41 títulos – apenas sete nos últimos dez anos, contra 23 dos dragões no mesmo período. E sabe-se como as vitórias no desporto-rei são fundamentais, não só para atrair adeptos mas também a nível financeiro.

Barcelona, 72; FC Porto, 69;Sporting, 41

Basquetebol: Só aqui o jejum do FC Porto era grande, mas o título foi para o Dragão sete anos depois. Barça está na quinta final consecutiva em Espanha

Destas quatro modalidades, apenas em basquetebol e futebol os dragões não eram campeões em título. Mas se aqui do lado esquerdo o jejum era de apenas um ano, no basquete a liga portuguesa já fugia desde 2003/04. O espanhol Moncho Lopez imitou Villas-Boas e conquistou o campeonato para o FC Porto, ajudando a um ano inesquecível. De realçar que em 1999 e 2004 os azuis-e-brancos também conseguiram vencer nestas quatro modalidades. O Sporting ganhou o último título em 1981/82, mas viu a secção ser extinta em 1995, pela direcção de Pedro Santana Lopes. Os leões têm oito campeonatos, contra 11 do FC Porto.
O Barcelona está na quinta final consecutiva da liga espanhola, mas ainda longe do Real Madrid em número de campeonatos: 15, contra 30 dos merengues.

Barcelona, 42; FC. Porto, 27;Sporting, 13

Andebol: Um, dois, três. Os leões que se cuidem porque o FC Porto está numa onda vencedora. O Barcelona, para não variar, também

Ora aí está um duelo equilibrado entre Sporting e FC Porto em campeonatos nacionais. E desta vez é o Sporting que ainda está por cima. E dizemos “ainda” pois os dragões venceram o tricampeonato e ameaçam a hegemonia dos leões no andebol. Aliás, nos últimos dez anos, o FC Porto amealhou seis ligas portuguesas. O Sporting, esse, não vence desde 1999/00 mas continua a ser o clube com mais campeonatos: 17, contra 16 do FC Porto e 12 do ABC de Braga. Depois do título, os dragões foram afastados da final da Taça de Portugal pelo Benfica e não conseguiram a tão ambicionada dobradinha, que seria inédita na história do clube.
No país vizinho, o Barcelona, para não variar, também foi campeão nacional, terminando com um jejum de quatro anos. O clube culé é o que possui mais títulos de Espanha (10).

Barcelona, 49; Sporting, 32; FC Porto, 28

Hóquei em patins: Depois do bitri no futebol, o bipenta no hóquei.  FC Porto é decacampeão e Barça é o melhor do mundo

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez. Não, isto não é um sketch do Conde de Contar na “Rua Sésamo”. É a contagem de títulos consecutivos do FC Porto. Nunca se tinha visto um domínio tão avassalador em nenhum dos desportos aqui analisados. Foi com o décimo título em 2010/11 que os dragões fizeram também o pleno das quatro modalidades, o terceiro da história – algo que Benfica e Sporting nunca conseguiram. No que diz respeito ao hóquei, o Sporting extinguiu a modalidade em 1995, também durante a presidência de Santana Lopes.
Como no restante, o Barcelona também não quer ficar atrás de ninguém. Os blaugrana são considerados a melhor equipa do mundo, têm 19 Taças dos Campeões Europeus e, pasme-se, entre 1988 e 2010 não ficaram um único ano sem ganhar um título europeu.

Barcelona, 79; FC Porto, 57; Sporting, 14

in "ionline.pt"

1 comentário:

emanuel disse...

so por curiosidade que titulo europeu o barca ganhou na epoca 09/10 visto terem sido arrumados pelo inter de milao liderado pelo jose mourinho?