segunda-feira, 6 de junho de 2011

Só treze dragões certos no plantel

Mariano é a única baixa garantida para a nova época do FC Porto. Cinco jogadores sob forte pressão do mercado. Outros tantos na corda bamba... 

Relativamente à época passada transitam para a estação seguinte 23 jogadores (Mariano termina contrato e não deverá renovar) e, entre estes, estão assegurados apenas 13: Helton, Maicon, Otamendi, Álvaro Pereira, Fucile, Emídio Rafael, Belluschi, Guarín, Souza, João Moutinho, Rúben Micael, Varela e James. 

Qualquer destas figuras tem continuidade assegurada na casa azul e branca, quer pela pouca agressividade do mercado relativamente a estes activos, quer ainda pelo facto de o clube também não ter dúvidas em os querer manter nas suas fileiras.

Radamel Falcao e Hulk são naturalmente desejados neste quadro de honra, a administração portista vai defender-se com unhas e dentes da forte cobiça alheia, mas persistem dúvidas acerca da sua continuidade efectiva, porque estão ambos no olho do furacão do mercado. Mesmo tendo em consideração que a faraónica cláusula de rescisão do brasileiro (100 milhões de euros) repele só por si uma boa parte dos clubes milionários, e que a do colombiano também oferece alguma segurança (30 milhões), a verdade é que o dragão não pode dar por garantida a presença em 2011/12 dos dois principais rostos da época dourada.

Idêntica incerteza vigora relativamente a Fernando, Rolando e Sapunaru. Trio de jogadores com mercado e que fica sujeito ao volume e, sobretudo, à variação das ofertas. Nestes casos específicos, e ao contrário de Hulk e Falcao, os dragões não parecem tão empenhados a resistir ao assédio que está a chegar lá de fora. 

Numa dimensão mais baixa encontram-se cinco jogadores em situação similar: Beto, Kieszek, Sereno, Rodriguez e Walter. Não serão excedentários, mas... dispensáveis e negociáveis.

Para contrabalançar dúvidas e incertezas, estão já quatro jogadores à porta de entrada do Dragão: Iturbe, Kelvin, Djalma e Bracali. Fica, porém, a certeza da chegada de mais reforços.



in "abola.pt"

2 comentários:

Anónimo disse...

Perdoem-me a correcção mas a clausula do Falcão passou para 40 Milhoes. Abraço

P. Ungaro disse...

Até a data ainda não há informação oficial ...