quinta-feira, 16 de junho de 2011

Matias Pittini - "Se o quiserem vão ter que negociar rápido"

Sebastián Coates é o último nome a surgir na praça pública como alvo do FC Porto para reforçar a defesa. O pressuposto é a saída de Rolando, muito pretendido em Itália. Ora, a confirmar-se este último cenário, na lista de possíveis reforços do campeão nacional poderá estar o uruguaio Coates, defesa-central do Nacional de Montevideu, decisivo na conquista do título naquele pequeno país sul-americano.
Antes de mais, convém dizer que Coates é pretendido pelo São Paulo, do Brasil, existindo negociações adiantadas e declarações de ambas as partes a confirmar o interesse. Por isso, o empresário do jogador, Matias Pittini, deixou uma mensagem clara através de O JOGO. "Se o FC Porto estiver realmente interessado em Coates, vai ter de negociar rapidamente. O interesse do São Paulo é real. Quanto ao do FC Porto, ouvi falar, mas nada de oficial", disse. Inicialmente avaliado em quatro milhões de euros, valor que o empresário não quis confirmar, o dirigente Alex Saul, responsável pela comissão que avalia os negócios do Nacional de Montevideu, fala em números mais gordos. "Ponha o dobro nisso. Sete ou milhões de euros são suficientes para levar o Coates", disse a O JOGO. Tanto dinheiro justifica-se pela qualidade insuspeita do central, de acordo com o dirigente. "Não tenho dúvidas de que será o melhor defesa-central uruguaio dos últimos 20 anos. Se o FC Porto o quiser, vai fazer um grande negócio", insistiu Alex Saul, dizendo não ter conhecimento oficial do interesse portista.
No Brasil, a contratação de Coates pelo São Paulo era dada há dias como quase finalizada. "Estamos a negociar, algumas coisas estão avançadas, e agora só falta um acordo entre os clubes". A frase, muito recente, é do próprio Coates ao sítio da Globo. Ontem, O JOGO também tentou contactar o defesa-central uruguaio, mas todas as tentativas saíram frustradas. Devido à lesão de um companheiro, Coates foi chamado por Oscar Tabárez para integrar os trabalhos da selecção do Uruguai, que está a preparar a participação na Copa América. Mas, à Imprensa uruguaia, a propósito das negociações com o São Paulo, o mesmo Alex Saul já tinha deixado um aviso: "Não me admiraria se ele fosse para a Europa" As versões contraditórias entre dirigentes brasileiros e uruguaios continuavam ontem: os primeiros a garantirem que Coates será do São Paulo e que já houve proposta; os do Nacional a dizerem que não .
De acordo com o empresário Matias Pittini, Coates é uma contratação segura para qualquer clube. "Foi considerado o melhor central no último campeonato uruguaio". Formado no Nacional, tem 20 anos, mede 1,96 metros e pesa 85 quilos. Coates gosta de subir à área adversária e costuma marcar alguns golos de cabeça. O contrato com o Nacional de Montevideu termina em 2012.

Outros centrais referenciados

Savic | Sérvios dizem que houve oferta dos dragões
Joga no Partizan, tem 20 anos, é internacional e foi eleito o melhor jogador montenegrino de 2010. Savic foi um nome acrescentado este ano à lista de centrais seguidos pelo FC Porto. O jornal "Sports", de Belgrado, escreveu que o Partizan já procura substituto e que teria recebido uma oferta formal a rondar os "sete milhões de euros". Abaixo do pretendido pelo Partizan, ainda assim. O remetente da suposta oferta é um segredo bem guardado pelo emblema sérvio, mas o jornal insiste na pista do FC Porto, tido como grande interessado no central. Savic, ao que se diz, está também referenciado por outros clubes de Itália, Inglaterra e Alemanha.
Rafael Tolói | Propostas não lhe faltam mas "nenhuma do FC Porto"
O nome de Rafael Tolói, central do Goiás, torna-se incontornável quando se procura centrais na agenda portista. Na época passada, Tolói terá sido ultrapassado em cima da linha da meta por Otamendi, quando se tratou de encontrar um substituto para Bruno Alves. "Não fomos contactados pelo FC Porto. Temos propostas de clubes brasileiros, italianos e alemães, mas ninguém de Portugal", garantiu ontem a O JOGO Edimil Pinheiro, conselheiro para o futebol do presidente do Goiás, Haidé Pinheiro. "Mas o Tolói é um jogador muito valioso para nós. Marcou nove golos e é o artilheiro da equipa. Em breve vai receber passaporte italiano, o que o vai tornar mais caro", avisou.
Mário Fernandes | O dois em um que podia tornar-se na solução ideal
Da época passada sobra também o nome de Mário Fernandes, central do Grémio que tem sido adaptado a lateral-direito. Ou seja, seria um duplo tiro do FC Porto, até porque há rumores que dão conta da possível saída de um dos laterais: Sapunaru ou Fucile. Titular indiscutível no clube de Porto Alegre, Mário Fernandes parece ter ultrapassado uma fase de rebeldia que o levou a ter algumas incompatibilidades com o clube, vistas na altura, e não foi assim há muito tempo, como maneira de acelerar a saída. Nos últimos tempos, porém, o defesa assumiu o papel de pilar da defesa do Grémio e, considerando que pode assumir um duplo papel em campo, é um dos activos com valor inflacionado. Quem o quiser - e na época passada, pelo menos, o FC Porto quis - vai ter de abrir os cordões à bolsa.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: