segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FC Porto um a um

A FIGURA: João Moutinho

Ritmo sempre pautado pela sua batuta

No país dos relógios, o seu ponteiro bateu sempre com regularidade e nunca perdeu as horas. Intensidade máxima, inteligência também. De forma global, foi o melhor do FC Porto, embora teime em acertar pouco quando remata. Moutinho apareceu sempre no sítio certo e marcou o ritmo da equipa de acordo com o que o jogo foi pedindo. Com ele em campo, os dragões não perdem coração, mas ganham muito em razão, mesmo quando joga para trás para que a equipa se recomponha. Sai prejudicado porque nem sempre os colegas o souberam acompanhar. Mas é natural. Moutinho está sempre um passo à frente...

Como jogaram os novos do FC Porto

Kléber
Deve aprimorar a recepção, capítulo onde já noutros jogos não esteve bem. Possivelmente, é pela disponibilidade que emprega que às vezes se atrapalha, mas dá gosto vê-lo lutar como se cada lance fosse o último. Excelente o trabalho no golo do empate e a assistência para Rúben Micael.

Djalma
Um lance digno de registo a culminar num remate a rasar o poste. Pareceu mais tranquilo do que em outras ocasiões, mas foi prejudicado pela tendência de a equipa jogar com Hulk. Não se escondeu e tentou partir para cima de Reveillère. Nem sempre com sucesso, é certo, mas valeu a intenção.

Castro
Entrou e o FC Porto sofreu o empate. A equipa instalou-se depois na área do Lyon e Castro ficou fora do raio de acção e sem oportunidade para o trabalho que a sua posição justifica.

Christian
Sem tempo nem bola, mas seguramente um dia importante para memória futura, pois nunca tinha jogado com um adversário de valor semelhante.

Como jogaram os outros do FC Porto

Helton
Entre dois golos nos quais é totalmente inocente, só se destacou fora da baliza. Às vezes assusta, mas desenrasca-se sempre.

Sapunaru
Foi por milímetros que não marcou de pontapé-de-bicicleta. Não teve dificuldades para travar Michel Bastos e soltou-se facilmente para ajudar Hulk.

Rolando
Dois carrinhos plenos de arrojo para mostrar que é o patrão da defesa. Gomis não existiu na sua proximidade e pelo ar foram todas suas. Se quer sair do FC Porto, em campo mostra que está com a cabeça no lugar.

Otamendi
Tranquilidade absoluta, quer com Gomis, quer com Lisandro. Fez uso da capacidade atlética para jogar na antecipação e chegou sempre primeiro.

Fucile
Especialmente ousado no ataque, a aproveitar a falta de acompanhamento de Briand e a posição estanque de Reveillère. Sobre o intervalo atirou ao poste e no segundo tempo apareceu com um fôlego especialmente largo para quem tem apenas três semanas de preparação.

Souza
Em crescendo no jogo, como na pré-época. Muito passivo no golo sofrido, melhorou com o passar dos minutos e na segunda parte até teve ousadia para alguns preciosismos técnicos. Podia ter jogado mais longe dos centrais.

Rúben Micael
A persistência no remate que mostrou no início do jogo valeu-lhe o empate, ainda que de forma feliz. Foi dos mais pressionantes no primeiro tempo e talvez por isso dos que primeiro "rebentaram." Enquanto teve discernimento, a bola fluiu melhor.

Hulk
Perigoso até quando se atrapalhou. Excessivamente individualista e rematador, mas sempre a principal fonte de perigo portista. Aos 6' e aos 43 desferiu duas bombas que mereciam golo e quando não rematou conseguiu abrir espaços para que outros o fizessem. Perto do fim passou a ponta-de-lança e, naturalmente, caiu bastante.

Varela
A finalização estragou quase todos (e foram muitos) os bons momentos. O exemplo máximo é o remate para grande defesa de Vercoutre aos 68' quando Djalma estava mesmo ao lado e com a baliza aberta. Mas esteve bem mais interventivo do que em jogos passados.

Fernando
Começou com um remate despropositado e terminou com um facilitismo fatal que deu a vitória ao Lyon. Mal também na condução ofensiva.

Belluschi
Ainda preso de movimentos e refém de um meio-campo renovado e sem processos consolidados. Tentou a sorte de livre, mas nem assim.

Sereno
Sem tempo nem oportunidade para mostrar valor.

Maicon
Viu-se mais na grande área adversária no forcing final pelo empate.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: